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Consumidores têm canal para reivindicar melhores serviços de saneamento

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, preparamos uma série de reportagens sobre o tema. Para começar, o foco é o papel das agências reguladoras

Nesta quarta-feira (22), será celebrado o Dia Mundial da Água, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de incentivar ações concretas da sociedade sobre o acesso universal e a preservação do recurso.

Uma forma de garantir que os serviços de abastecimento de água e de tratamento de esgoto, sejam públicos ou privados, atendam com qualidade à população é através da fiscalização feita por instituições independentes, tais como as agências reguladoras. Essas têm por função monitorar as empresas de saneamento e servir de canal para o consumidor exigir seus direitos.

Fiscalização no sistema de abastecimento realizada, no início de março, no município de Parobé
Fiscalização no sistema de abastecimento realizada, no início de março, no município de Parobé Foto: Divulgação
No Rio Grande do Sul, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS) atua em aproximadamente 40 municípios do Estado, sendo 20 na região da área de abrangência do Grupo Sinos.
O diretor-geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez, explica que a agência atua diretamente na regulação do serviço de saneamento, priorizando o atendimento universal, o valor justo das tarifas e a manutenção contínua dos sistemas. Atualmente, as autarquias dentro do foco de trabalho da Agesan-RS são a Corsan, o Semae de São Leopoldo, a Comusa de Novo Hamburgo, a Água de Ivoti e a Águas da Nascente de Nova Hartz. “Fazemos o acompanhamento das estruturas de distribuição de água e esgotamento sanitário e da qualidade do serviço ao consumidor. Além disso, também monitoramos as ações dessas autarquias quando há uma falta de abastecimento e tomamos medidas a fim de cobrar os responsáveis e auxiliá-los na normalização do atendimento”, conta.

Ele lembra o caso recente de Sapucaia do Sul, onde o rompimento da tubulação embaixo dos trilhos do trem causou falta d’água durante uma semana no município. Neste caso, a Agesan-RS fiscalizou a retomada do abastecimento e está atuando para assegurar aos moradores a compensação do prejuízo no valor da tarifa mensal. “Essa compensação é uma resolução da agência, pois a população tem direito de não ser cobrada pelos dias de falta d’água na sua cidade”, frisa.

Em janeiro, moradores de Sapucaia do Sul enfrentaram o problema de falta d’água durante uma semana, devido ao rompimento na tubulação
Em janeiro, moradores de Sapucaia do Sul enfrentaram o problema de falta d’água durante uma semana, devido ao rompimento na tubulação Foto: Marcelo Vicente/GES-Especial
O presidente da Agesan-RS, Pedro Rippel, reforça que os consumidores devem exigir qualidade dos serviços e podem solicitar o apoio da agência. “Nossos olhares estão atentos ao atendimento qualificado por parte das empresas de saneamento. Por isso, contamos com uma ouvidoria na qual a comunidade tem acesso direto para buscar informações e fazer reclamações”, completa.

Combate à perda de água no processo de distribuição

A eficiência dos serviços é um aspecto monitorado pela Agesan-RS, segundo Gonzalez, tanto para garantir o abastecimento como para reduzir custos de distribuição de água, o que pode impactar diretamente no valor da tarifa. Por isso, explica o diretor-geral, a agência criou o Programa de Redução de Perdas, iniciativa que, inclusive, virou referência nacional e foi premiada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Esse programa tem como objetivo diminuir a perda de água no sistema de distribuição, ou seja, antes de chegar ao consumidor. Temos macromedidores nas cidades fazendo este monitoramento. Hoje, a perda de água no processo chega a 50%, causada por vazamentos nas tubulações e estações.”

Outro motivo de preocupação é a infraestrutura de esgotamento sanitário, pois, informa Gonzalez, hoje na região o percentual da população com acesso a esgoto tratado chega a 20%. “Essa é uma realidade a ser combatida, por isso é necessária a mobilização da sociedade.” O marco do saneamento básico no Brasil, definido pela lei 14.026/2020, estipulou como meta que até 2023 a rede de esgoto deve estar disponível a 90% da população.

SAIBA MAIS

Canais de Ouvidoria da Agesan-RS para o consumidor fazer sugestões, reclamações, esclarecer dúvidas ou solicitar informações gerais:

Telefone: 0800 222 4022

E-mail: ouvidoria@agesan-rs.com.br

A agência lançou, neste ano, um projeto de ouvidoria itinerante, no qual profissionais vão até as cidades para falar diretamente com os moradores, junto às autarquias. Próximas ações na região:

21/3 - Taquara
22/3 - Rolante
4/4 - Sapucaia do Sul
5/4 Parobé
14/4 Campo Bom

Escritórios:
A Agesan-RS conta com escritórios em Porto Alegre e Tramandaí. Em abril, está prevista a inauguração de um novo em Campo Bom, localizado na Rua Tiradentes, 316, no Centro.

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