RS-010, rodovia que ligará Campo Bom à capital, tem traçado confirmado em Seminário de Mobilidade
Anúncio foi feito pelo secretário de Logística e Transportes do governo do RS, Juvir Costella, no evento organizado pelo Grupo Sinos
O traçado de construção da RS-010 foi apresentado na manhã desta sexta-feira (24) durante o Seminário de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Rio Grande do Sul.
A Rodovia do Progresso tem extensão de 41,75 quilômetros e custo estimado de R$ 1.732.198.245,60.
A estrada será dividida em dois segmentos: A, de Porto Alegre (BR-290) até a Gravataí (RS-118), e B, de Gravataí a Campo Bom, na RS-239.
O anúncio, realizado pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, ocorreu no evento realizado no Auditório Padre Werner, da Unisinos, em São Leopoldo. O encontro reúne autoridades federais, estaduais e municipais, além de lideranças empresariais de todo o Estado.
A abertura do encontro teve a presença do governador Eduardo Leite que defendeu a necessidade de melhorias na região pelo impacto que vai gerar para mais de 5 milhões de habitantes, o que representa 44% da população gaúcha.
"O valor de R$ 1,7 bilhão é um volume de recursos desafiador, mas temos que nos desafiar sem dúvida nenhuma. Identificar caminhos para torná-la realidade, seja por aportes públicos ou por concessão", declarou.
Assista ao Seminário de Mobilidade que reúne autoridades do RS para falar sobre as rodovias da região
Eduardo Leite participa do Seminário de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do RS
Desenho da RS-010
O desenho da RS-010 é o resultado do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) que foi contratado pelo governo do Estado em setembro de 2020. Em maio de 2021, a STE, empresa que venceu a licitação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), apresentou quatro propostas e a partir daí passou a avaliar os impactos e a viabilidade.
A opção número 2, que prevê passagem por Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga, foi apontada como a mais viável e, a partir de agora, vai nortear os próximos passos para que a obra possa sair do papel. Pelo mapa apresentado, em Campo Bom, a RS-010 começaria junto ao posto do Comando Rodoviário da Brigada Militar.
Segundo o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino da Silva, como o ponto já é uma confluência de vias, a ideia é distribuir o fluxo entre quem segue pela RS-239 e quem adentra a RS-010, em direção a Porto Alegre. "Este ponto será detalhado no projeto, com os ajustes necessários", pondera.
Próximo passo
Conforme Costella, o próximo passo para é realização de audiências públicas para ouvir a população e definir os detalhes. O projeto executivo é estimado em R$ 15 milhões. Somente quando for vencida essa etapa será possível licitar a obra, que ainda não tem origem de recursos definida, públicos ou privados. O secretário defendeu também a mobilização da bancada gaúcha em Brasília para enviar emendas para a RS-010.
Reserva de terras
Foi em 2002 que o Daer apresentou a primeira proposta para a Rodovia do Progresso. Na época, todos os municípios contemplados pelo traçado receberam plantas do eixo da rodovia para que os trechos fossem preservados.
Hoje, a área que originalmente seria para a estrada é ocupada por moradias legalizadas, ocupações irregulares e empreendimentos comerciais, o que é apontado como um desafio a mais para o empreendimento.
Sobre isso, a prefeita de Novo Hamburgo Fatima Daudt, que foi uma das painelistas, defendeu a importância dos municípios reverem seu plano diretor e garantir que haja a reserva de terras. No Município, a RS-010 vai passar por Lomba Grande. Para tanto, é necessária a definição exata do traçado.
O que dizem as autoridades da região
O deputado federal Tenente-coronel Zucco destacou que a construção da nova estrada é uma decisão política. "Temos que nos perguntar o que perdemos em não ter a RS-010. Indústrias, empregos, turismo, menos engarrafamentos? Nós não temos dúvida de que precisamos tirar do papel."
Ao encontro da fala de Zucco, o presidente do Centro das Indústrias de Cachoeirinha, Jeferson Gorziza, reforçou que é uma "decisão política" fazer a estrada. "Como empresário, nós precisamos de rodovias e logística para nossas empresas crescerem", salientou.
Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom e presidente da Federação das Associações do Municípios do Estado (Famurs), lembrou o quanto a falta da rodovia encarece o custo da região e do Rio Grande do Sul, trazendo dificuldades de mão de obra e no transporte das empresas.
Para o deputado estadual Issur Koch, a pauta da RS-010 diz respeito aos 55 parlamentares eleitos. Ele chamou atenção para o fato da região metropolitana concentrar o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o que reforça ainda mais a necessidade de realizar a obra.
RS-010
A RS-010 é chamada de rodovia de classe zero, ou seja, deve ser construída por uma decisão administrativa porque atende uma demanda de interesse estadual. É uma via para grandes volumes de tráfego, em especial, de cargas, pois integra rota logística de escoamento.
Segundo o EVTEA, a estrada vem para preencher um vazio que existe na malha rodoviária da região metropolitana.