Publicidade
Notícias | Região TRADICIONALISMO

Dez prendas vão representar a região na Ciranda Cultural

Escolhidas irão representar a juventude tradicionalista e a figura da mulher gaúcha nas categorias mirim, juvenil e adulta

Publicado em: 18.05.2023 às 05:00

Desta quinta-feira (18) até domingo (21), em Rio Grande, ocorre a 52ª edição da Ciranda Cultural de Prendas. O concurso mais antigo do calendário oficial do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) terá provas na Universidade Federal de Rio Grande e o fandango oficial, quando será dado o resultado, será na Sociedade Amigos do Cassino.


Mariana, Amanda e Emily concorrem pelo CTG Querência de Nova Hartz em diferentes categorias
Mariana, Amanda e Emily concorrem pelo CTG Querência de Nova Hartz em diferentes categorias Foto: Divulgação

As escolhidas irão representar a juventude tradicionalista e a figura da mulher gaúcha nas categorias mirim, juvenil e adulta.

Das 56 concorrentes, das quais 16 na categoria mirim, 23 na juvenil e 17 na adulta, 10 representam CTGs da região. Os municípios de Bom Princípio, Canoas, Imbé, Montenegro, Nova Hartz, Osório e Parobé têm concorrentes.

Segundo o MTG, a Ciranda escolhe anualmente, dentre as candidatas, aquelas que melhor representem as virtudes, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha. Fazem parte da Ciranda avaliações escrita, artística, oral, mostra folclórica e relatório de atividades.

Para o coordenador da 30ª Região Tradicionalista, Carlos Moser, esses concursos na vida tradicionalista de uma região, de um CTG e dessas jovens, são fundamentais. "Os nossos concursos não são de beleza. Eles não são excludentes neste sentido. Eles são concursos culturais, de conhecimento."

Moser informa que as participantes são testadas em provas de geografia, história, tradição, apresentam uma pesquisa embasando todo o trabalho de um ano inteiro que fazem na região, numa mostra folclórica.

Entre as avaliações artísticas, estão canto, declamação, danças tradicionais e de salão. "Dentro desta construção se forja a personalidade. Elas aprendem a conviver, a socializar e a importância do conhecimento de nossas raízes", destaca.

As representantes

Mirim

Isabeli de Lima - CTG Querência Azaleia (Parobé)

Valentina Nunes Ferreira - CTG Estância da Serra (Osório)

Emily Daniely Frassão da Silva - CTG Querência de Nova Hartz (Nova Hartz)

Juvenil

Giordana da Costa Oliveira - CTG Mata Nativa (Canoas)

Manuela Alles Foscarini - CTG Porteira Aberta (Bom Princípio)

Mariana da Silva Nogueira - CTG Querência de Nova Hartz (Nova Hartz)

Adulta

Lavínia Souza Carvalho - CTG Pelego Branco (Montenegro)

Luiza Tormes - CTG Sangue Nativo (Parobé)

Brenda Moreira Magni - CTG Sentinela de Imbé (Imbé)

Amanda Araújo Gomes - CTG Querência de Nova Hartz (Nova Hartz)

Fonte: Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual