Publicidade
Notícias | Região SÃO LEOPOLDO

Prefeitura e PRF firmam convênio para recolhimento de cavalos na BR-116

Acordo prevê que a Sempa fará o encaminhamento dos animais e, em contrapartida, a PRF fará a doação de um veículo Chevrolet Montana para transporte dos cavalos

Publicado em: 19.05.2023 às 07:44 Última atualização: 19.05.2023 às 07:47

A Prefeitura de São Leopoldo e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul firmaram nesta quinta-feira (18) convênio para recolhimento de equinos capturados na BR-116, no trecho do Município. O acordo de cooperação técnica prevê que a Secretaria de Proteção Animal fará o encaminhamento dos animais e, em contrapartida, a PRF fará a doação de um veículo Chevrolet Montana para transporte de animais atendidos pela pasta.

Parceria foi assinada quinta-feira no gabinete do prefeito
Parceria foi assinada quinta-feira no gabinete do prefeito Foto: Thales Ferreira/Prefeitura de São Leopoldo

O prefeito Ary Vanazzi lembra que a PRF já participa de atividades em conjunto com o Município, a exemplo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). "Essa integração do serviço público dá resultado. Quanto mais estreitarmos as relações entre as instituições públicas, mais serviço de qualidade e mais eficiência," disse o prefeito ao assinar o convênio.

"Os agentes da PRF vão segurar os animais para nós recolhermos, evitando acidentes e congestionamentos", explica o secretário Walter Leo Verbist.

Fim da tração

A ação vai complementar o projeto do governo municipal de fim da tração animal. O superintendente da Polícia Rodoviária Federal no RS, Anderson Nunes dos Santos, conta que animais soltos na via federal é um problema sério enfrentado pelos agentes. "Às vezes ele fica na pista com o animal solto, não sabe o que fazer, não tem veterinário, às vezes o animal se acidenta também e o policial fica de mãos atadas, com o animal sofrendo", relata Nunes, ressaltando o pioneirismo da cooperação.

"Ao saber que São Leopoldo tem esse profissionalismo na retirada de animais, fico muito contente, vamos tentar levar esse acordo como referência para o Estado", destacou. Desde 2021, cavalos recolhidos são encaminhados a propriedade na região.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual