Publicidade
Notícias | Região CHUVA E VENTO

CICLONE: Campo Bom prepara ginásio para desalojados em caso de cheia do Rio dos Sinos

Nível do rio está se elevando e, na projeção da Defesa Civil, deve atingir casas ribeirinhas na noite desta sexta-feira (16)

Publicado em: 16.06.2023 às 14:51 Última atualização: 16.06.2023 às 15:16

As fortes chuvas que vêm atingindo a região estão causando transtornos em vários municípios. O Rio dos Sinos, que passa pelos bairros Barrinha e Vila Rica, em Campo Bom, está subindo rapidamente e já atingiu o nível de 6,3 metros nesta manhã, quatro metros acima do nível normal, que é 2,8 metros.

A Defesa Civil informa que o volume da água deve seguir aumentando durante o dia, podendo atingir as casas mais próximas do leito na noite desta sexta-feira (16). Em julho de 2020, quando ocorreu a última cheia, o nível do rio chegou a 7,35 metros e casas foram atingidas.

AO VIVO: Confira as últimas informações sobre os estragos no RS provocados por ciclone extratropical

Desabrigados em Campo Bom e doações serão recebidos no Ginásio Municipal
Desabrigados em Campo Bom e doações serão recebidos no Ginásio Municipal Foto: Divulgação

O prefeito Luciano Orsi, que visitou os locais mais afetados de Campo Bom, destaca que “este é um momento de união, para garantirmos a segurança e conforto dos desalojados pelas chuvas e retomarmos a normalidade o mais breve possível". Uma força tarefa já foi montada e está operando para ajudar os atingidos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social já está preparando o Ginásio Municipal para receber as pessoas que necessitarem de abrigo durante o final de semana, com a colocação de colchões, travesseiros e preparo da alimentação. No mesmo local, estão sendo recebidas doações de roupas e itens de higiene. Os principais itens requisitados são roupas masculina e infantil.

A Secretaria de Obras disponibiliza um caminhão para remoção de móveis caso necessário. Duas famílias já estão desalojadas e foram para casa de familiares, devido ao desmoronamento de muro sobre uma residência e a queda parcial de outra casa. Há também árvores caídas e diversos pontos de alagamentos em todos os bairros. O transporte para quem precisar é realizado por meio de um ônibus cedido pela Secretaria de Educação.

A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Municipal, está fazendo patrulhamento pelo município e sinalizando os locais atingidos pelas fortes chuvas, como com a queda de árvores. A Defesa Civil está coordenando as ações de assistência à população e monitorando a situação.

 O contato com a Defesa Civil pode ser feito pelo (51) 9 9631-4625. A Secretaria de Obras pode ser acionada para remoções pelos telefones (51) 3597-1202 ou (51) 9 9803-3629. 

LEIA TAMBÉM:

Saiba o que fazer e como pedir ajuda em casos de estragos causados pelo temporal

Saiba quais rodovias estaduais e federais do RS têm bloqueios

Ilhado na copa de árvore por horas estava em carro que tombou em rio

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual