Publicidade
Notícias | Região TAQUARA

VÍDEO: Muro de hospital cede com chuvarada e desaba em cima de carros estacionados

Além disso, 22 pessoas foram retiradas de lar de idosos durante a madrugada. Vias do interior e zona urbana seguiam bloqueadas na manhã desta sexta

Publicado em: 16.06.2023 às 12:20 Última atualização: 18.06.2023 às 17:33

O ciclone extratropical causou muitos transtornos aos gaúchos nesta sexta-feira (16). Em Taquara, um muro do Hospital Bom Jesus cedeu e, juntamente com a queda de uma árvore, atingiu três veículos que estavam estacionados. (Veja vídeo abaixo)

Conforme a prefeitura, o fato aconteceu durante a madrugada na Rua Emilio Lúcio Esteves. Ninguém se feriu. Uma ala da casa de saúde teve que ser interditada. 


Muro desabou em cima de carros estacionados em Taquara
Muro desabou em cima de carros estacionados em Taquara Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

A via foi parcialmente bloqueada. A administração municipal informa que, no decorrer da tarde, os materiais serão removidos e um muro de contenção será construído.

Na cidade, pelo menos cinco pessoas ficaram desalojadas e 11 desabrigadas – elas foram encaminhadas para residências de familiares, amigos ou abrigos temporários, de acordo com a prefeitura. Também foram resgatados 27 cães durante o temporal, além de realizado o corte de duas árvores e a entrega de lonas a duas propriedades.

Algumas vias do interior e da zona urbana ficaram bloqueadas. As aulas em escolas municipais foram suspensas.

“Trabalhamos durante toda a madrugada recebendo os pedidos de socorro da população. Montamos uma sala de emergência junto à Secretaria de Educação de onde recebíamos e encaminhávamos os atendimentos. Ação conjunta entre Secretaria de Obras, Diretoria de Trânsito, Defesa Civil, Bombeiros e muitos voluntários”, destacou a prefeita Sirlei Silveira, que esteve durante toda a madrugada coordenando as equipes.

Idosos resgatados

Vinte e duas pessoas que estavam em um lar de idosos na Rua Tristão Monteiro foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros durante a madrugada. Os idosos foram retirados com o apoio de um micro-ônibus da Secretaria de Educação. Segundo a corporação, quatro pacientes saíram na maca e o restante em cadeiras de rodas, sendo encaminhados para casas de familiares.


Idosos são retirados de lar em Taquara
Idosos são retirados de lar em Taquara Foto: Divulgação

Problemas nas estradas

A prefeitura informa que a Estrada Americanos, no Paredão Baixo, está com problemas em uma ponte e será interditada, assim como a Estrada Arno Cassel, em Fazenda Fialho, e a Estrada Morro Pelado, em Pega Fogo. Durante a madrugada, houve acúmulo de terra no quilômetro 52 da ERS-020, próximo ao restaurante Casa Silva, ponto em que os motoristas devem redobrar a atenção.

Um trecho da Rua Pinheiro Machado, próximo à travessia da ERS-020, teve que ser interditado para o trânsito em razão de alagamento. Outro ponto na Rua Cláudio Schein, em Tucanos, próximo ao cemitério, teve que ser bloqueado em razão de açude transbordando. Há uma árvore sobre a pista na Rua Erna Volkart, no Bairro Recreio.

Na Rua Arthur José Wallauer, no Bairro Eldorado, um buraco na pista se formou, impossibilitando a passagem de veículos. O acesso ao Eldorado nesta manhã também está comprometido em razão de água na pista.

Na Parada 101 da ERS-020, um ônibus ficou trancado na rodovia em razão da água na pista. Os Bombeiros estão realizando o atendimento aos sete adultos e uma criança que estavam se deslocando a hospitais em Porto Alegre.

Aulas suspensas

Aulas foram suspensas na parte da manhã nas escolas Emef Getúlio Vargas, Emef 25 de Julho, Emei Vovó Celita, Emef Emílio Leichtveis, Emef Açoita Cavalo, Emef Dona Leopoldina, Emef Zeferino Vicente Neves, Emei Vovó Mina, Emef Júlio Maurer, Emef Alípio Sperb, Emei Tia Bete e Emei Vovô Benjamim.

À tarde, não haverá aulas na Emef Luis Böes, Emef Padre Thomé, Emef Salzano da Cunha, Emef Antônio Martins Rangel e Emef Caramuru.

Para quem ligar

Em casos de emergência de salvamento e socorro deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou (51) 3542-1110, o SAMU pelo 192 ou a Brigada Militar pelo 190.

Queda de árvore, isolamento de área com fio elétrico energizado, bloqueio de via, eventuais desalojados ou desabrigados podem ser informados à Defesa Civil de Taquara pelo WhatsApp (51) 99303-8172, em plantão até o final do alerta.

Veja vídeo da queda do muro

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual