Publicidade
Notícias | Região CIDADE MELHOR

ESTÂNCIA VELHA DO FUTURO: Projeto para a cidade até 2050 é apresentado e pode virar lei

Movimento Estância 360° presenteou 12 ideias para construir uma cidade mais desenvolvida e tecnológica

Publicado em: 18.06.2023 às 02:44 Última atualização: 18.06.2023 às 13:01

Os próximos 30 anos de Estância Velha já foram pensados e, na noite deste sábado (17), as 12 ideias-forças para fazer do município uma cidade mais desenvolvida foram apresentadas pelo movimento Estância 360° para centenas de pessoas da comunidade.


Projetos para Estância Velha até 2050 são apresentados
Projetos para Estância Velha até 2050 são apresentados Foto: Júlia Taube/GES Especial

Os projetos voltados para as áreas social, econômica, cultural e urbanística fazem parte do Modelo Estratégico de Desenvolvimento Integral que, em breve, poderá se tornar uma lei municipal. O evento foi realizado na Sociedade Canto União e transmitido no perfil do Instagram e no Youtube Estância 360°.

A iniciativa de projetar Estância Velha até 2050 teve início há nove meses e é uma idealização do Instituto Pró-Estância Velha (Ipev). Durante esse período, 145 projetos foram desenvolvidos e divididos em 12 grandes grupos de chamdas ideias-forças. No evento deste sábado, foram apresentados de um a dois projetos-ícones de cada um dos grupos.

Entre os projetos estão a criação de uma ilha de pedestres com iluminação, passeios públicos e ciclovias, uma rua coberta no Centro da cidade, um centro de convivência em diferentes bairros com espaços de lazer e um portal divulgador com centro de informações culturais e econômicas para visitantes e moradores. Ainda foram apresentados projetos de criação do bulevar verde com a reformulação da Avenida Brasil, ligando o Centro às áreas rurais por meio de caminhos com jardins.

Outro projeto é reformulação da Avenida Presidente Lucena, que pretende unir cultura, comércio e indústria, reaproveitando estruturas existentes e trazendo escolas de negócios. Há também os projetos para a valorização da cultura germânica, valorização rural com o turismo e comércio destinado a essa área, e a criação do Centro Educativo Técnico Rural.

Por fim, a educação também foi projetada com uma cidade educadora, criando projetos específicos de educação, com escolas contratuais direcionadas à música, cidadania, negócios, entre outras frentes.

Solidariedade

Os projetos foram apresentados pelo presidente do Ipev, Eduardo Cansi, e ainda por Diogo Leuck, Gilberto Müller e Letícia Escher Bauer. Durante o evento, artistas locais e show da Orquestra VOE, composta por músicos da Ospa, e o coral União fizeram apresentações.

O evento ocorreu em meio ao fim de semana em que um ciclone extratropical atingiu a região, devastando diversas cidades. Pensando nisso, o Ipev optou por manter a solenidade e tornar do local um ponto de arrecadação de doações para as famílias desabrigadas.

O Ipev fez uma parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) e com a Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag) e criou uma conta para que seja depositada doações”, detalha ele Cansi. As doações podem ser feitas pela chave pix (51) 97401-8729.

Pensamento em conjunto

O movimento foi criado por um grupo de empresários. Cada uma das iniciativas foi estruturada em conjunto com a população, com cerca de 100 pessoas da sociedade civil que participaram de três oficinas voltadas para o diagnóstico, a criação de diretrizes estratégicas e a organização do território municipal. Reuniões eram feitas para discutir cada uma dos projetos pensados.


Amanda (e) e William participaram das oficinas
Amanda (e) e William participaram das oficinas Foto: Júlia Taube/GES Especial

Embora morem em Portão, o amor por Estância Velha e o sonho de ter uma cidade melhor foi o que motivou o casal William Mattje, 31, e Amanda Mattje, 30, a participar das oficinas. “Embora eu não more aqui, eu trabalho e tenho planos de vir morar aqui. Então, quero ter uma cidade para as minhas filhas saudável, organizada e segura”, relata ele.

E é por focar na coletividade que os projetos foram desenvolvidos com sua criação financiada por meio de parcerias, sendo 44% dos projetos com recursos públicos, 37% de investimento privado e 19% de iniciativa pública-privada. “Assim, a comunidade passa novamente a se apoderar da sua casa, do seu município. As cidades mais prósperas são quando os munícipes estão participando”, diz Cansi.

O Estância 360° tem apoio do Grupo Sinos. Representando a instituição, o presidente da Diretoria Executiva, Fernando Gusmão, esteve presente durante o evento.

Projeto de lei encaminhado

Para garantir que o projeto saia do papel e se concretize, o prefeito de Estância Velha, Diego Francisco (PSDB), entregou ao presidente da Câmara de Vereadores, Douglas Bitencourt (PSDB), o projeto de lei para tornar do movimento Estância 360° uma lei municipal. “Ao invés de como a gente está acostumado ao serviço público para a comunidade, aqui a gente inverteu a lógica e está indo da comunidade, para a administração”, diz Cansi.


Prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, entrou para o presidente da Câmara de Vereadores projeto de Lei
Prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, entrou para o presidente da Câmara de Vereadores projeto de Lei Foto: Júlia Taube/GES Especial

Segundo o prefeito, a importância do projeto se tornar lei é para que o trabalho desenvolvido pelo movimento seja levado em consideração durante as futuras administrações. “Feliz o município que pode contar com o 360°, um projeto de iniciativa privada, que tem um grupo de pessoas que ajuda a construir uma cidade melhor. Eu sou muito privilegiado por isso”, relata.

Para o presidente Bitencourt, "é uma honra ser presidente nesse ano, fazendo parte desse projeto que será um balizador e um norte para o desenvolvimento da nossa cidade. Vários vereadores participaram ativamente do projeto e agora temos bastante trabalho pela frente”.


Prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, entrou para o presidente da Câmara de Vereadores projeto de Lei
Prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, entrou para o presidente da Câmara de Vereadores projeto de Lei Foto: Júlia Taube/GES Especial

Segundo Cansi, com o movimento se tornando lei, uma agência formada por 17 membros de entidades civis será criada para fazer a interface entre a comunidade e o serviço público. Conforme ele, representantes da ACI e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estão entre os membros.

Estiveram presentes também durante o evento o deputado federal Lucas Redecker (PSDB) e o deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos).

Próximos passos

A expectativa é de que até dezembro a lei seja votada e que em janeiro de 2024 o Estância 360° já esteja com seus projetos em atividade. No entanto, as ações do movimento já iniciaram.

Conforme Cansi, R$ 25 mil foram destinados aos alunos melhores colocados nas feiras de ciências de escolas municipais da cidade. “A criança vai levar para casa um folheto explicativo das ideias-forças, discutir com os pais e dessa forma, as crianças poderão concorrer ao prêmio. Vai ser bem educativo, mas é dessa forma que nós vamos conseguir levar o 360° mais à ponta”, explica ele.

Projetos similares em outras cidades

Uma consultoria para desenvolver estrategicamente os projetos foi contratada pelo Ipev. Ela foi dividida em diagnóstico do município, na definição das diretrizes, com projetos das ações a serem realizadas e um modelo de gestão para implementar os projetos. A consultoria foi a mesma aplicada em Gramado, Nova Petrópolis e Ivoti, cidades que possuem projetos semelhantes ao de Estância Velha.

Confira as 12 Ideias-força

1 - Estância, cidade da paz e do bem viver

Diretriz estratégica: Qualificação dos espaços urbanos existentes (aumento da gama de serviços de educação, cultura e saúde).

2 - Estância, cidade do consciente coletivo

Diretriz estratégica: Formação dos direitos cidadãos (capacitação e pesquisa de direitos constitucionais).

3 - Estância, cidade acolhedora / Espaços urbanos de qualidade

Diretriz estratégica: desenvolvimento de espaços urbanos seguros

4 - Estância, cidade porta do desenvolvimento regional

Diretriz estratégica: desenvolvimento de infraestrutura de acesso e mobilidade urbana

5 - Estância, cidade sustentável

Diretriz estratégica: Fortalecimento da educação ambiental para a sustentabilidade

6 - Estância, cidade dos negócios conscientes

Diretriz estratégica: Educação para a cultura de negócios conscientes

7 - Estância, cidade digital

Diretriz estratégica: Formação profissional na área da tecnologia dda informação

8 - Estância, cidade do patrimônio germânico

Diretriz estratégica: Promoção dos caminhos germânicos

9 - Estância, cidade da experiência rural

Diretriz estratégica: Identificação das oportunidades para o desenvolvimento de experiências rurais

10 - Estância, cidade da música e do canto

Diretriz estratégica: Políticas públicas para o desenvolvimento da música

11- Estância, cidade de gestão cooperativa

Diretriz estratégica: Engajar a comunidade, poder público e entidades no cooperativismo

12 - Estância, cidade educadora

Diretriz estratégica: Desenvolvimento da educação para o ser humano e educação para a sustentabilidade

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual