Publicidade
Notícias | Região SEIS MIL MUDAS

Mutirão para plantar orquídeas na ciclovia de Campo Bom acontece neste sábado; saiba mais

Segunda edição do "Orquídea Amor e Valor" ocorre a partir das 9 horas

Publicado em: 28.06.2023 às 15:33 Última atualização: 29.06.2023 às 10:19

Campo Bom se prepara para uma ação querida pelos moradores da cidade. No próximo sábado (1º), a partir das 9 horas, voluntários e comunidade farão a segunda edição do plantio de mudas de orquídeas na ciclovia do município, organizada pela Fundação Cultural de Campo Bom.

6 mil mudas serão plantadas no próximo sábado | Jornal NH
6 mil mudas serão plantadas no próximo sábado Foto: Laura Rolim/GES Especial

A primeira edição, que ocorreu em 2019, foi um sucesso entre a população. Desta vez, seis mil mudas já foram recebidas da comunidade para serem plantadas durante a ação. São esperadas cerca de 300 pessoas, entre crianças, adultos e idosos. O trecho será divido em grupos, que farão o plantio de forma colaborativa.


Publicidade
A orquídea, que é a flor símbolo de Campo Bom, por vezes esteve distante da rotina dos moradores. Com o objetivo de resgatar, sensibilizar e movimentar a comunidade em torno da história da cidade, nasceu o “Orquídea Amor e Valor”. Neste ano, a ação pretende renovar as mudas já existentes e plantar novas.

O presidente da Fundação Cultural, Solandir Oliveira, explica que o mutirão desperta uma sensação de pertencimento nas pessoas. “É uma ação que não tem idade. As pessoas se sentem motivadas. A comunidade se sente responsável e comprometida com a cidade quando participa de ações como essa”, destaca.

Comunidade engajada

É o caso da massoterapeuta Alice Sander, 68 anos, que não estará presente na ação de sábado, mas colaborou com dezenas de mudas de orquídeas vindas diretamente do sítio. “É uma satisfação. Por menor que seja a doação, é sempre um ato para se fortalecer. E lá em casa está cheio de orquídeas. Nas árvores, dentro de casa. Temos o hábito de presentear as pessoas também”, conta.

Alice Sander, 68 anos, colaborou com mudas de orquídeas para o plantio | Jornal NH
Alice Sander, 68 anos, colaborou com mudas de orquídeas para o plantio Foto: Laura Rolim/GES Especial

Para Magda Della Nina, uma das voluntárias da Fundação, o plantio das mudas é um momento doce, de conexão de histórias e de melhorar o lugar onde mora. “Isso dá responsabilidade para as pessoas. De se comprometer com a cidade. E quem não gosta de ver a ciclovia toda florida?”, enfatiza.

 

Cidade mais bonita

Se plantar as mudas já é um momento satisfatório para quem participa, o ponto ápice da ação acontece quando as orquídeas começam a florescer. A comunidade se sente realizada em ver o fruto do trabalho embelezando a cidade. “Quando começam a sair as primeiras flores, as pessoas ligam para nós emocionadas”, afirma Magda.

Como participar

Para participar da atividade os interessados devem entrar em contato pelo e-mail fundacaoculturalcb@gmail.com ou pelo telefone (51) 99528-4770.

Laura Rolim

Entre em contato com
Laura Rolim

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual