Publicidade
Notícias | Região SÃO LEOPOLDO

Com UTI neonatal superlotada, Centenário restringe atendimentos no Centro Obstétrico

Orientação é para que pacientes procurem hospitais de referência como a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo e o Hospital São Camilo, de Esteio

Publicado em: 03.07.2023 às 07:28 Última atualização: 03.07.2023 às 11:11

O quadro de superlotação do Centro Obstétrico da UTI neonatal, no Hospital Centenário, obrigou a instituição a restringir os atendimentos para novas gestantes desde as 19 horas deste domingo (2) de forma provisória e visando garantir o atendimento dos pacientes já internados.

Hospital Centenário | Jornal NH
Hospital Centenário Foto: Geisiely Vargas/Divulgação Hospital Centenário

Até a noite de domingo, a UTI neonatal do Hospital Centenário operava com 120% de lotação. Eram 12 bebês prematuros, em um espaço cuja capacidade é de 10 recém-nascidos no máximo. A Unidade de Cuidado Intermediário do Recém-Nascido estava com 100% de lotação com seis bebês lotando o espaço.

A direção do hospital orienta que até que a situação seja normalizada, pacientes que necessitarem de atendimento na UTI neonatal, na Unidade de Cuidado Intermediário do Recém-Nascido e no Centro Obstétrico, devem procurar atendimento nos demais hospitais de referência, Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo e Fundação de Saúde São Camilo de Esteio.

O presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner, lembra da responsabilidade com as pacientes.

"É uma medida de urgência e visa garantir condição de atendimento para pacientes já internados. Com a superlotação da UTI neonatal, não temos condições de atender um recém-nascido que possa precisar dos cuidados de terapia intensiva. Por essa razão, a decisão da restrição temporária foi necessária e estamos como sempre, com muita transparência informando e orientando a população”, destacou Nestor.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual