Publicidade
Notícias | Região FILHOS E NORA

Músicos mortos em tragédia no trânsito falaram com pai minutos antes de acidente na RS-122

Colisão com caminhão vitimou os irmãos Lorenzo e Pietro Dessotti e a namorada de Pietro, Daniele Schwab

Publicado em: 10.07.2023 às 14:21 Última atualização: 11.07.2023 às 13:37

A morte de três jovens em um grave acidente de trânsito abalou a comunidade do Vale do Caí no final de semana. Os pais de Pietro e Lorenzo Dessotti, Nina e Davi, se apegam às boas lembranças após a perda dos filhos. "Sempre foi só alegria a presença deles nas nossas vidas. Desde crianças até o último dia", relembra o maestro de Bom Princípio.

O acidente aconteceu no sábado (8) e, além dos irmãos de 22 e 21 anos, respectivamente, também morreu a namorada de Pietro, Daniele Schwab, de 22.


Pietro (esquerda) e Lorenzo Dessotti (direita), de 22 e 21 anos | Jornal NH
Pietro (esquerda) e Lorenzo Dessotti (direita), de 22 e 21 anos Foto: Arquivo pessoal

Ele também destaca que a nora era "uma menina de ouro, amada, trabalhadora, adorava trabalhar com crianças".

Pietro e Daniele completariam um ano de namoro no próximo dia 20. Assim como o irmão, Lorenzo estava namorando. Sobre os relacionamento amorosos dos filhos, Davi afirma que estavam "vivendo um momento lindo da vida".


Publicidade
O pai também falou sobre o seu relacionamento com os jovens. "Agora, com a idade que eles estavam, eles já não eram mais os filhos que eu tinha que mandar, mas eram os amigos com quem eu podia contar. Claro que a gente, às vezes, tinha que dar um puxão de orelha, mas já eram homens, estudando na faculdade, trabalhando muito."

Davi diz que eles andavam muito no trânsito, pois davam aulas em diversas escolas de municípios da região. "Eles têm um trabalho grande na música aqui na região, por isso que teve uma comoção muito grande ontem [domingo]."

Mensagem antes da tragédia

Davi relembra que recebeu uma mensagem de um dos filhos minutos antes da tragédia. Segundo ele, a família possui um grupo no WhastApp, por onde trocavam mensagens diárias. "No meio do caminho, meu filho mandou 'logo chegando'". Porém, o trio não chegou ao destino, que ficava no município de São Vendelino, onde fariam uma apresentação junto da orquestra da qual eram integrantes.

Luto

Sobre a perda, se diz triste, mas defende que sempre acreditou que "a vida é uma passagem aqui na Terra". "Deus nos dá essa chance e cada um tem o seu tempo. Dizer isso para os outros, é muito fácil, mas eu estou vivendo isso agora, né? Eu estou vivendo isso com muita plenitude e paz, por mais que eu tenha momentos de choro."

Para seguir em frente, Davi e a família vão usar a música como ferramenta. "A gente tem uma missão aqui de continuar levando a música adiante. Nós não vamos querer parar. A gente vai tirar agora um tempo pra botar a cabeça em ordem, mas a gente vai continuar."

Lorenzo e Pietro cursavam Música na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e se formariam em 2024. "A minha maior homenagem agora pros meus filhos e pra minha nora é continuar", conclui.
Além dos pais, os jovens deixaram a irmã, o cunhado e um sobrinho. Lorenzo também deixa a namorada.

"Meu maior orgulho", diz irmã

Sophia Dessotti, irmã de Pietro e Lorenzo, conta que os dois "são meu maior orgulho, exemplo de gentileza". 

O irmão do meio, Pietro, define como seu "primeiro amor". "Porque antes dele eu não sabia ainda o que era amar de verdade. Com ele eu aprendi a ser irmã, graças a ele eu deixei de ser sozinha."

Já sobre o irmão mais novo, Lorenzo, conta que era muito parecido com ela. "Todos dizem que ele é a Sophia versão masculina, porque somos muito parecidos. Uma criança braba, mas um homem que resplandece alegria e plenitude num rosto lindo."

 

Assim como era próxima dos irmãos, criou laços com a cunhada no quase um ano de convívio. "Quando conheci ela [Daniele] nem precisei ouvir ela falar, já me encantei e olhei para o Pietro piscando como quem diz 'uau'. E isso não foi esteticamente ou por ela ser linda, o que ela realmente é e muito, foi pela sensação boa que tive ao estar perto dela."

A jovem afirma que foi graças a boa relação que teve com os irmãos mais novos que decidiu se tornar mãe. "Se hoje sou mãe e me sinto capaz de amar é porque Deus me deu o Pi e o Lo para aprender tudo que sou hoje."

O acidente

O acidente fatal aconteceu em São Vendelino, na Serra gaúcha, na manhã do último sábado (8). Uma câmera de segurança de uma fruteira às margens da RS-122 registrou o momento em que o Peugeot 206 onde estavam os irmãos Pietro e Lorenzo Dessotti, e a namorada de Pietro, Daniele Schwab, atravessa a pista molhada antes de bater contra um caminhão. (Veja abaixo)

O carro atingiu a lateral do veículo que seguia no sentido oposto, no quilômetro 39 da rodovia. A suspeita é que o Peugeot tenha aquaplanado. Daniele chegou a ser encaminhada para atendimento médico, mas não resistiu.

Despedida

Os irmãos, que pertencem a uma família de músicos, foram velados no Centro de Cultura e Eventos de Bom Princípio e cremados em Caxias do Sul. Já Daniele foi enterrada na cidade de Alto Feliz, onde residia.

*Colaboraram Stefany Rocha, Ubiratan Júnior, Juliana Flor e Eduardo Amaral

Veja vídeo

Kassiane Michel

Entre em contato com
Kassiane Michel

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual