Publicidade
Notícias | Região NOVO HAMBURGO EM ATENÇÃO

Menos equipamentos estão funcionando na Casa de Bombas nesta semana de ciclone

Em junho duas das três bombas colapsaram e foram encaminhadas para conserto. Uma delas já foi reinstalada

Publicado em: 11.07.2023 às 22:03

Durante a passagem do ciclone extratropical nos dias 15 e 16 de junho a Casa de Bombas do bairro Santo Afonso teve a operação de três equipamentos por 24 horas. Somando-se o volume de água e o lixo acumulado, houve o colapso de duas delas. Nesta semana, quando se aproxima um novo ciclone extratropical do Estado, serão duas bombas em funcionamento pleno.

ESTRAGOS NO OESTE DE SANTA CATARINA REFORÇAM ALERTA PARA O RIO GRANDE DO SUL

Instalação da bomba que entrou em operação na sexta | Jornal NH
Instalação da bomba que entrou em operação na sexta Foto: Divulgação

A informação foi dada ainda na noite de segunda-feira (10) pela secretária de Obras Públicas, Serviços Urbano e Viários de Novo Hamburgo, Greyce da Luz, durante a sessão da Câmara de Vereadores.


Publicidade
Procurada nesta-terça-feira (11) para esclarecer quantos equipamentos estarão disponíveis para atender a demanda da Casa de Bombas que impacta principalmente nos moradores daquele bairro, a Prefeitura confirmou que a empresa contratada para fazer a manutenção entregou uma bomba na sexta-feira (7), que foi colocada em funcionamento no mesmo dia.

"Sendo o ciclone um próximo do outro, é preciso 'trocar o pneu com o carro andando'. Ou seja, no momento, as bombas estão sendo consertadas e imediatamente colocadas em operação", informa a Prefeitura.

Deve atender

Segundo a perspectiva do governo, em confirmando a previsão de 100 milímetros de chuvas em 24 horas, a Casa de Bombas deve "dar conta do bombeamento".

Logo após o ciclone de junho, duas das três bombas que funcionaram, de acordo com o governo, por 100 horas, precisaram de manutenção. A empresa Bomba Sinos foi contratada para fazer o conserto ao custo de R$ 455,6 mil conforme o Portal da Transparência do Município.

A primeira bomba, entregue na sexta, já está em funcionamento e operou no episódio de chuva daquele dia e madrugada de sábado. 

Segundo a projeção do Município, mais duas bombas devem entrar em funcionamento nos próximos dias. "No início da semana que vem, mais uma bomba modernizada deve entrar em operação e, na sequência, mais uma será instalada ainda no mês de julho."

Também está em andamento o processo licitatório para conserto de todas as bombas da Casa de Bombas do bairro.

Alerta máximo

Para esta semana, em que o novo ciclone extratropical promete ser mais severo do que em junho, a Prefeitura de Novo Hamburgo diz que também está preocupada com as cheias do Rio dos Sinos, o que não teria relação com a Casa de Bombas do bairro.

Segundo o governo, ontem o nível do Sinos já preocupava, estando já próximo dos 6 metros (5,93 metros no final da manhã de terça), volume que indica a "real possibilidade de enchentes na região".

Outro alerta é para os deslizamentos em morros na área do Kephas.

Chuvas e enchentes de junho atingiram 10 mil pessoas na cidade, chegando a 454 desabrigados e 2,5 mil pessoas desalojadas. Para o evento previsto nesta semana foi acionado o Plano de Contingência, que prevê ações mobilização de servidores e voluntários.

Em caso de emergência

Em caso de emergência (desabamento, soterramento ou qualquer risco iminente à vida) ligue 193, do Corpo de Bombeiros.

A Defesa Civil de Novo Hamburgo atente pelos números:

Plantão: 99707-9954, 98058-9979, 98013-9178, 99920-8131, 99467-6568.

Horário comercial (8 às 17 horas): 3587-7863 e 3097-9408.

Eduardo Amaral

Entre em contato com
Eduardo Amaral

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual