Publicidade
Notícias | Região MEDIDAS

CICLONE: São Leopoldo suspende as aulas na rede municipal nesta quinta-feira

Anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, durante transmissão ao vivo na Rádio Prefeitura; Duas UBSs também ficarão abertas até as 22 horas

Publicado em: 12.07.2023 às 12:06 Última atualização: 12.07.2023 às 13:05

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, anunciou a suspensão das aulas na rede municipal nesta quinta-feira (13). Conforme Vanazzi, a medida se deve à ao ciclone, que atinge o Rio Grande do Sul e deve trazer chuva forte e ventos de até 90 km/h entre esta quarta-feira (12) e quinta.


Em junho, ciclone causou alagamentos em vários bairros de São Leopoldo | Jornal NH
Em junho, ciclone causou alagamentos em vários bairros de São Leopoldo Foto: Digue Cardoso/Semae

A divulgação ocorreu durante transmissão ao vivo nas redes sociais da prefeitura, logo após reunião junto aos secretários municipais de governo. Nela, o prefeito explicou que a Defesa Civil estadual fez o alerta sobre a previsão de precipitações volumosas e rajadas de vento fortes a partir da tarde desta quarta-feira.

"Como poderemos ter uma noite muito tensa, com muito vento, muita chuva, não sabemos o que vamos encontrar na quinta-feira de manhã", disse, citando possíveis problemas na rede elétrica, volume de chuva, queda de árvores, e justificando a medida de suspensão das aulas.

População de dez bairros de São Leopoldo pode sacar saldo do FGTS a partir desta quarta

Vanazzi salientou ainda que o sistema de bombas e drenagem tem capacidade para absorver o volume de água previsto na cidade e reafirmou que o município está mobilizado, junto com a Defesa Civil, o Exército e o Corpo de Bombeiros, para atender a população. "O que nos preocupa é o vento. Temos previsão de até 90km/h, com granizo", comentou.

Segundo ele, caso for necessário, já há locais acertados para acolher possíveis desabrigados.

UBSs abertas até as 22 horas

Na área da saúde, Vanazzi lembrou que o Hospital Centenário, a UPA Zona Norte e o Centro de Saúde Feitoria atendem 24 horas. Mas, além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vicentina e Padre Orestes funcionarão até as 22 horas nesta quarta-feira e quinta-feira.

"Todo o nosso foco hoje e amanhã vai ser cuidar do que poderá acontecer, para proteger e cuidar das pessoas. Mas a orientação também é que as pessoas evitam estacionar o carro debaixo de árvores, evitem circular à noite, com vendaval. Nesse caso específico, ficar por casa é o melhor lugar para se proteger e cuidar da família", destacou o prefeito, reforçando o aviso de que o maior volume de chuvas e vento deve ocorrer a partir da tarde desta quarta-feira.

O prefeito finalizou lembrando que o nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo está em 3,57 metros na manhã desta quarta-feira, subindo em ritmo lento, mas que deve aumentar nos próximos dias, especialmente durante o fim de semana, podendo atingir a Rua das Camélias, no bairro Pinheiro, e ruas do bairro Feitoria.

Em caso de emergência

Coordenador técnico da Defesa Civil municipal, Fabiano Camargo ressaltou os contatos que podem ser acionados em caso de emergência: (51) 99117-8291 / 98924-7852 / 153 (GCM) / 193 (Bombeiros).

"Para qualquer situação que possa representar risco à comunidade, o pessoal pode fazer contato com nós. Esses telefones são 24 horas. Estamos à disposição e organizados para atender à comunidade."

Priscila Carvalho

Entre em contato com
Priscila Carvalho

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual