Publicidade
Notícias | Região PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

Prefeitura de Estância Velha quer reformar a Casa Cassel

Objetivo é que imóvel abrigue biblioteca e café, além de ser um ponto turístico

Publicado em: 12.07.2023 às 05:00 Última atualização: 12.07.2023 às 16:51

A prefeitura de Estância Velha adquiriu, oficialmente no mês passado, um imóvel que possui valor histórico e arquitetônico para a comunidade do município. Localizada na Rua Portão, no Centro, a Casa Cassel é da década de 1940 e será utilizada como espaço cultural e biblioteca pública da cidade.


Casa Cassel é da década de 1940 e imóvel foi adquirido pela prefeitura ao longo de 2023 | Jornal NH
Casa Cassel é da década de 1940 e imóvel foi adquirido pela prefeitura ao longo de 2023 Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Os trâmites da compra iniciaram em 2021, mas somente neste ano que a casa passou a ser do município. O próximo passo, de acordo com o diretor de Cultura de Estância Velha, Raoni Forian, é buscar fontes de recursos através da Lei de Incentivo e editais para a reforma e restauração do patrimônio histórico.

"Para a cidade é muito bom. É uma casa histórica na principal rua da cidade. Aqui, aconteceram grandes momentos. A comunidade tem uma memória afetiva com esse espaço", destaca Forian. O pátio da casa já foi palco de apresentações gaúchas, quando ainda era da família Cassel.


Publicidade
Depois que o espaço for restaurado, a expectativa é que em dois ou três anos a residência volte a funcionar. "Queremos que seja instalada uma biblioteca municipal, que seja referência no Estado". A ideia é que no local tenha uma cafeteria e seja, também, um ponto turístico para visitantes. Haverá wi-fi, um acervo completo de exemplares literários, além de eventos no pátio para a comunidade.

A residência já abrigou um centro de cultura e até mesmo uma escola de educação infantil. Atualmente está parada há mais de 10 anos. De acordo com Forian, a expectativa é que em dois ou três anos o local esteja em pleno funcionamento.

Histórico

De acordo com a assessoria de imprensa de Estância Velha, dados documentais fazem referência à chegada da família Cassel, no Brasil, entre os anos de 1825 e 1827.

A casa histórica foi construída por João Metz, para presentear a filha Lina Erna Metz, na ocasião de seu casamento com Bruno Cassel. Bruno e Lina se casaram em 5 de setembro de 1931 e tiveram dois filhos, Edith Romana Cassel e Victor Lothar Cassel.

De acordo com documento do imóvel, a edificação foi herdada pelos filhos Victor e Edith em1995, após os falecimentos de Bruno e Lina. Edith morreu em 3 de julho de 2016 e, em 2022, os filhos de Edith venderam 50% do imóvel para Alex Sandro Costa Barros. Em 2023, a prefeitura adquiriu o imóvel de Victor.

Laura Rolim

Entre em contato com
Laura Rolim

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual