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Notícias | Região REABILITAÇÃO E ESPERANÇA

Entrega de próteses e órteses no centro de reabilitação transforma vidas de 370 pessoas

Usuários do CER receberam de aparelhos auditivos e próteses auxiliares. Espaço também foi habilitado com o Centro de Atendimento do TEAcolhe

Publicado em: 26.07.2023 às 06:00 Última atualização: 26.07.2023 às 12:05

Aos 81 anos, a aposentada Ladir dos Santos está pronta para começar uma vida nova após receber, na tarde de terça-feira (25), um aparelho auditivo no Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV de Novo Hamburgo.

Com apenas 40% de audição em cada um dos ouvidos, ela garante: "muita coisa vai mudar a partir de agora!" O recebimento ocorreu durante o cerimonial de entrega de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs).


João Arthur foi o primeiro paciente do dia a receber um calçado ortopédico | Jornal NH
João Arthur foi o primeiro paciente do dia a receber um calçado ortopédico Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

A prefeita hamburguense, Fatima Daudt, e a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, deram início ao processo de entrega de 740 OPMs, que beneficiarão mais de 370 pessoas usuárias do CER IV. O local é referência no cuidado e reabilitação de pacientes com diferentes tipos de deficiências pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de 42 cidades da região. Na oportunidade, mais de 100 pacientes estiveram presentes e receberam os itens fundamentais para a reabilitação e qualidade de vida.

O primeiro a ser contemplado foi o menino João Arthur da Silva, de 2 anos. Ele nasceu com uma má formação nos pés e tem dificuldades para se manter em pé. Segundo a irmã, Carla Thalia, 24, ele realiza fisioterapia desde os seis meses, e o calçado ortopédico que recebeu será de grande ajuda para que ele possa caminhar. "Em casa, ele ainda tem muita dificuldade para andar, mas aqui, com as tias, ele faz um bom trabalho. Esperamos que isso o ajude no dia a dia", projeta.

Aos 64 anos, Edgar Monteiro do Amaral esperava por um aparelho auditivo desde 2020. "Escutar, eu escuto, mas cada vez menos. Com isso poderei voltar a ouvir normalmente", conta. Cada paciente, ao receber o aparelho, também já saiu do CER IV com uma consulta agendada para fazer a regulagem do OPM e ser orientado quanto ao uso correto.

Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

A secretária de Saúde do estado, Arita Bergmann, comentou que o Centro Especializado em Reabilitação de Novo Hamburgo é uma referência para todo o Rio Grande do Sul. "É muito emocionante quando a gente vem num município que o SUS acontece. Então, para todos que hoje recebem equipamentos e aparelhos, é uma superação. É dignidade, é oportunidade de viver um novo momento na fase que cada um está, para que sejam mais felizes."

Na cerimônia, também foi assinada a portaria que habilita o município para receber recursos estaduais e implantar o Centro de Atendimento em Saúde (CAS) TEAcolhe, que oferecerá 1,2 mil atendimentos por mês a pessoas com espectro autista e suas famílias. O município receberá repasse mensal de R$ 70 mil do Estado para este serviço. “Todo programa destinado a pessoas com deficiência nos toca muito porque são pessoas que precisam ter a oportunidade de um acolhimento e de um atendimento resolutivo”, disse a secretária da Saúde.


CER agora está habilitado como centro de atendimento à pessoa com TEA | Jornal NH
CER agora está habilitado como centro de atendimento à pessoa com TEA Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

A presidente do Grupo Solução em Gestão, que gerencia o CER, Edilene Kailer, explica que os contemplados fazem parte de uma lista de espera do SUS. "Nós estamos trabalhando para zerar esta lista e hoje conseguimos dispensar 740 OPMs. No entanto, não trata-se somente de Novo Hamburgo, somos referência para 42 municípios e hoje temos aqui representantes de diversos deles", explica.

Também participaram a diretora técnica do CER, Priscila da Silva, e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel.

Sobre o centro especializado

O CER IV atende as deficiências visual, intelectual, física e auditiva (por isso chamado de porte IV). Desde abril de 2020 foram realizados 367.654 procedimentos e 77.373 pacientes atendidos. "Um atendimento humanizado é tão essencial quanto investir em tecnologia e sistemas de gestão", diz a gestora Edilene Kailer.

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