Publicidade
Notícias | Região MERCADO DE TRABALHO

Números equilibrados expõe desafios para a geração de empregos na região

Conforme dados do Caged, Canoas e Nova Santa Rita convivem com equiparação entre contratações e demissões no semestre

Publicado em: 31.07.2023 às 16:39

Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram equilíbrio nos números de contratações e demissões na região. O levantamento foi feito em Canoas e Nova Santa Rita.

Equilíbrio entre contratações e demissões marcaram o primeiro semestre
Equilíbrio entre contratações e demissões marcaram o primeiro semestre Foto: Agência Brasil

Os dois municípios se destacaram na geração de empregos, principalmente na construção civil e na área da logística. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Canoas e de Desenvolvimento Social de Nova Santa Rita, estes são os grandes responsáveis também pela instabilidade entre a criação de novos postos de trabalho e a demissão de profissionais.

A diretora de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional de Canoas, Gislaine Silveira, explica que grande parte das vagas na construção civil são temporárias. “As empresas contratam por obra, então ao terminar o serviço os profissionais acabam dispensados e logo se recolocam em outra firma.” No mês de junho foram 3,9 mil contratações e 3,6 mil demissões. Um saldo de 308 vagas positivas.

Gislaine destaca que apesar do equilíbrio nos números, novas oportunidades estão surgindo na cidade. “Temos os atacadistas empregando principalmente canoenses e priorizando o nosso Banco de Oportunidades.” Atualmente são 429 vagas disponíveis. “Devemos abrir mais 300 vagas em uma empresa de logística de Nova Santa Rita.”

No vermelho

Em Nova Santa Rita o número de vagas ficou no vermelho, ou seja, mais demissões do que contratações, em quatro dos últimos seis meses. Foram apenas duas exceções, fevereiro e março. Ainda assim com um saldo positivo baixo, de 40 e 51 respectivamente.

O que chama a atenção é o grande número de empresas de logística no município. No entanto, segundo a secretária do Desenvolvimento Social, Solange Lewandoski, é justamente por esse motivo que há tanta oscilação. “As empresas contratam muitos funcionários de uma vez só para dar conta da demanda de determinadas datas e depois demitem na mesma proporção.”

Solange afirma que para tentar mudar o panorama, a prefeitura conta atualmente com cursos profissionalizantes contratados do Senac. “Tivemos a oportunidade de oferecer a formação em operação de empilhadeira, por exemplo. Queremos capacitar cada vez mais nossa comunidade.”

Vagas

Em Nova Santa Rita, a população pode se cadastrar no Sine da cidade, que conta com 270 vagas disponíveis. Todas na área da logística.

Já em Canoas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico prepara um Super Feirão no dia 16 de agosto. “Vamos estar no Calçadão com mais de 600 vagas abertas. Especialmente para jovens entre 14 e 29 anos. Partindo desde oportunidades de menor aprendiz, até efetivas”, completa a diretora Gislaine.

Confira os dados completos do Caged:

Canoas

Janeiro
Admissões: 5038
Demissões:3658

Fevereiro
Admissões: 4478
Demissões: 3734

Março
Admissões: 5598
Demissões: 5971

Abril
Admissões: 4499
Demissões: 3503

Maio
Admissões: 3955
Demissões: 4100

Junho
Admissões: 3983
Demissões: 3675


Nova Santa Rita

Janeiro
Admissões: 429
Demissões: 468

Fevereiro
Admissões: 426
Demissões: 386

Março
Admissões: 589
Demissões: 533

Abril
Admissões: 422
Demissões: 445

Maio
Admissões: 409
Demissões: 459

Junho
Admissões: 361
Demissões: 403

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual