Publicidade
Notícias | Região BOEMIA

Cervejaria de Canoas está entre as três melhores do RS; saiba qual

Estilo fabricado e vendido no local garantiu a medalha de bronze na 2º Copa Gaúcha de Cervejas

Publicado em: 10.08.2023 às 18:46 Última atualização: 10.08.2023 às 21:34

Já pensou ir ao bar e beber uma das três melhores cervejas do Rio Grande do Sul? Isso pode acontecer para os frequentadores do Old Captain Beer, localizado no bairro Igara, em Canoas.

Sócios premiados: Janderson e Eduardo
Sócios premiados: Janderson e Eduardo Foto: PAULO PIRES/GES

Um dos estilos fabricados e vendidos na cervejaria, a IPA Canário, recebeu a medalha de bronze durante a 2ª Copa Gaúcha de Cervejas, realizada no último final de semana em Caxias do Sul, na serra. “O concurso tem uma banca de jurados que são sommelier e juízes. Eles avaliam alguns aspectos técnicos sensoriais como formação de espuma, translucidez, aroma, sabor, amargor. E a nossa estava mais tecnicamente bem executada dentro das regras mundiais do estilo IPA”, explica um dos sócios do empreendimento, Janderson Martini, 42 anos.

Janderson trabalha ao lado do mestre cervejeiro Eduardo Hoffmann, 36 anos. Os sócios dividem as responsabilidades e também as tarefas. Enquanto um atua na fabricação dos mais de 50 estilos diferentes, o outro trabalha com ideias e marketing da empresa. “Estamos sempre nos desafiamos. Às vezes desafio o Eduardo em fazer algum tipo diferente de mistura ou estilo, formamos uma boa dupla”, afirma Janderson.

A Old Captain teve origem em Viamão, onde foi fundada pelo ex-piloto da Varig, Arnaldo Heinz. Ele vendeu a empresa após o filho se mudar para os Estados Unidos. Foi quando Janderson, e depois Eduardo, entraram na jogada. “Inicialmente não queria manter o nome, mas mantemos por Canoas ser conhecida como a cidade do avião”, diz Janderson.

Conquistas nacionais e estaduais

O bronze em Caxias do Sul não foi a primeira conquista da Old Captain. São quatro medalhas, três nacionais e uma estadual. “Ganhamos em 2019, 2021, 2022 e agora em 2022.” O diferencial, segundo Janderson, é a estratégia. “Não costumamos fazer lotes especiais para concorrer a mesma que vendemos no dia a dia aqui no bar.”

Eduardo diz que para fazer a IPA Canário, ele aumenta a quantidade e a variedade do lúpulo utilizado. “Uso uma quantidade bem generosa na IPA.” O material é importado dos Estados Unidos. “A produção no Brasil ainda está engatinhando.”

Processo de fabricação e eventos especiais na programação

Eduardo explica que começou a fazer cerveja em casa. “Com uma panelinha pequena, fabricava em torno de 20 a 30 litros.” Sobre o processo, diz que não muda muito. “É basicamente o mesmo. Aqui na cervejaria não importa se vamos fabricar 10 mil litros ou 2 mil litros, o custo é o mesmo.” A principal para as grandes cervejarias, por exemplo, está na tecnologia. “Eles têm mais e também conseguem comprar um volume maior de produtos, o que barateia o custo e o valor de revenda.”

O processo inteiro pode durar até 20 dias conforme Eduardo. “A primeira etapa leva oito horas, é a parte da fervura. Depois vai para o tanque onde passa aproximadamente sete dias fermentando. Essa é a média. Por fim, mais 10 ou 13 dias maturando, daí sim vai ficar pronta para beber.” Eduardo também explica um dos grandes mistérios para quem gosta de uma cervejinha. A diferença entre ela e o chopp. “A nomenclatura é diferente apenas no Brasil. A cerveja nada mais é do que o chopp pasteurizado.”

Além da fábrica, a cervejaria na rua Argentina também é palco de eventos. O próximo deles é no dia 26 deste mês. “Será o nosso aniversário de 5 anos. Fechamos a rua, é muito legal, já tivemos mais de 2 mil pessoas aqui”, diz Janderson. Em outubro será a vez da Oktoberfest. “Vamos ter shows, jogos germânicos. Vai ser a mais tradicional da região.”


O local serve também uma variedade de produtos: pizza e hambúrgueres totalmente artesanais. "Fabricamos tudo, não temos nada industrializado."

E lembrando: beba com moderação. E se beber, não dirija. Vá de aplicativo ou sorteie o motorista da rodada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual