Publicidade
Notícias | Região POLÍCIA

Depósito de armas e drogas de facção é descoberto em residência de Sapucaia do Sul

Investida do Denarc aconteceu na madrugada desta sexta-feira (11); homem de 21 anos foi preso

Publicado em: 11.08.2023 às 09:57 Última atualização: 11.08.2023 às 10:05

Uma ação conjunta entre a 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN) do Departamento Estadual do Narcotráfico (Denarc) e a Brigada Militar desarticulou um depósito de armas e drogas de uma facção criminosa localizado na região. O depósito, que funcionava em uma residência no bairro Ipiranga, de Sapucaia do Sul, armazenava uma série de materiais ilícitos, entre eles camisetas semelhantes às da Polícia Civil, armas automáticas e equipamentos utilizados para a produção das drogas. 

Investida do Denarc aconteceu na madrugada desta sexta-feira (11); homem de 21 anos foi preso
Investida do Denarc aconteceu na madrugada desta sexta-feira (11); homem de 21 anos foi preso Foto: Polícia Civil/Especial

De acordo com o delegado Guilherme Dill, que coordenou a operação, o esconderijo foi descoberto após dois meses de investigações. Na madrugada desta sexta-feira (11), depois de três dias de monitoramento no local os policiais abordaram um homem de 21 anos, no momento em que ele chegava no endereço. 

No local, foram apreendidas porções de maconha e cocaína, uma espingarda calibre .12 automática de origem turca, uma pistola calibre .9 milímetros,  camisetas da Polícia Civil, uma prensa hidráulica, balança de precisão e diversos insumos e maquinários utilizadoS para a mistura de drogas. Conforme o delegado, a espingarda e drogas estavam ocultas em uma espécie de alçapão. 

Droga misturada 

Segundo Dill, o prejuízo ao crime organizado com a apreensão é de aproximadamente R$100 mil. Conforme apurado na investigação, para aumentar os lucros e investir em veículos e imóveis, o grupo comercializava drogas compradas de outros estados e misturadas com outras substâncias, como cafeína. Com a utilização de prensas, os entorpecentes eram embalar em tijolos e revendidos para traficantes locais.

"Dificilmente se encontra num lugar só tanta variedade de objetos ilícitos, principalmente armas e camisetas da Polícia Civil. Portanto, a ação foi de extrema eficiência e demonstra que a investigação criminal é eficiente no combate ao crime organizado", pontua Dill. 

Conforme ele, a ação integra a estratégia da Polícia Civil de descapitalizar o crime organizado e responsabilizar criminalmente as grandes lideranças. "A investigação prossegue para identificar e responsabilizar criminalmente os demais membros da facção criminosa", conclui.

O jovem preso no local não possuía antecedentes criminais e foi conduzido ao sistema carcerário.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual