Publicidade
Notícias | Região MEDIDAS DE SEGURANÇA

BR-116: Veja uma das alternativas estudadas pelo Dnit para reduzir acidentes no "trecho da morte"

Sugestão foi apresentada na manhã desta segunda-feira pelo Dnit e pode ser levada como sugestão à PRF

Publicado em: 14.08.2023 às 20:06 Última atualização: 14.08.2023 às 20:22

Sem a realização de obras no horizonte, uma das medidas apontadas para a redução nos acidentes no "trecho da morte" é a diminuição do limite de velocidade entre os quilômetros 227 e 235 da BR-116, que ligam Novo Hamburgo a Dois Irmãos.


"Trecho da morte" da BR-116, entre Novo Hamburgo e Estância | Jornal NH
"Trecho da morte" da BR-116, entre Novo Hamburgo e Estância Foto: Igor Müller/GES-Especial

A proposta foi levantada na manhã desta segunda-feira (14) em reunião realizada entre representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) e prefeitos da Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag). Coordenador de engenharia terrestre do Dnit, Pedro Coutinho dos Santos pontuou que essa é uma ação que passa pela análise do órgão. “Vamos reavaliar a questão da velocidade e, se possível, fazer mais uma restrição.”

O principal ponto onde se estuda diminuir o limite de velocidade é especialmente entre os bairros Roselândia, em Novo Hamburgo, e Rincão Gaúcho, em Estância Velha. Presidente da Comissão Especial de Acompanhamento dos Estudos, Projetos e Obras na BR-116, criada na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Enio Brizola (PT) se mostra simpático à ideia.

Brizola e outros vereadores da cidade estiveram reunidos na tarde desta segunda com representantes do Dnit para discutir o assunto. De acordo com o vereador, este tema deve ser levado a uma nova reunião que a Comissão pretende fazer com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Apontamos para uma necessidade urgente de redução de velocidade nesse trecho, a PRF autuou mais de 600 motoristas por excesso de velocidade nesse trecho.”

A preocupação com a imprudência também foi tema das duas reuniões, com falas pedindo prioridade nas fiscalizações no trecho. A instalação de controladores de velocidade, porém, dependerá de parcerias com os municípios, que seriam os responsáveis pelos equipamentos, bem como por instalar iluminação nas margens da rodovia.


Publicidade
Secretária de Desenvolvimento e Habitação de Novo Hamburgo, Roberta Gomes, que participou do encontro da manhã representando a prefeita Fatima Daudt, diz que ainda não é possível afirmar qual medida o município irá tomar. 

“Vamos precisar analisar internamente e ver quais as possibilidades de o município atender essa solicitação”, afirmou sobre a colocação de controles de velocidade.

Eduardo Amaral

Entre em contato com
Eduardo Amaral

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual