Publicidade
Notícias | Região JUSTIÇA ELEITORAL

ELEIÇÕES: 280 mil eleitores da região precisam fazer a biometria; veja como cadastrar

Cadastro pode ser realizado pela população em qualquer município

Publicado em: 21.08.2023 às 03:00 Última atualização: 21.08.2023 às 07:23

Com a retomada do cadastro biométrico no final de 2022, os eleitores têm prazo até 8 de maio de 2024 para regularizar o título eleitoral. Em 43 cidades da região, quase 280 mil pessoas ainda não fizeram a biometria.


Mais de 690 mil eleitores do RS poderão usar a biometria nas eleições 2022 | Jornal NH
Mais de 690 mil eleitores do RS poderão usar a biometria nas eleições 2022 Foto: Agência Brasil

A coleta biométrica havia sido interrompida em 2020, como uma das medidas sanitárias adotadas pela Justiça Eleitoral por causa da pandemia. O atendimento pode ser iniciado diretamente no Cartório Eleitoral ou Posto de Atendimento ou por meio da plataforma virtual do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o JE Digital.

Basta digitar o CPF que o sistema informa a situação do título. Até o mês de julho, 82,64% dos eleitores gaúchos tinham realizado a coleta biométrica.

Na região, a cidade com mais eleitores sem biometria é Novo Hamburgo, com 56.511 pessoas, o que representa 31,35%.

Números

Bom Princípio, no Vale do Caí, é proporcionalmente o município com o maior volume de eleitores que precisam fazer cadastro, 36,66%, o que soma 3.772 pessoas. Picada Café tem o melhor índice de eleitores já regularizados, 96,69%, seguida de Santa Maria do Herval (96,55%), Brochier (96,29%) e Morro Reuter (96,12%).


Publicidade
O casal Élton José Sobral, 56 anos, e Cláudia Maria Barboza Sobral, 58, procurou o Cartório Eleitoral de Novo Hamburgo para regularizar sua situação. Os dois fizeram o cadastro biométrico. "Voto desde que tinha 18 anos. O título é muito antigo", comentou Sobral. Cláudia acredita que a biometria vai melhorar as eleições. "Eu acho que traz mais segurança para a votação", disse.

Biometria pela região

Saiba mais

Cada cartório e central de atendimento possui horário específico e pode ser consultado no site. CLIQUE AQUI E ACESSE.

Caso o eleitor já possua seus dados biométricos coletados e deseje alterar seu cadastro eleitoral, poderá fazer todo o requerimento via on-line através do site ou solicitar atendimento via WhatsApp (51) 2312-2015.

Fique por dentro

Desde o dia 17 de julho o Cartório Eleitoral da 76.ª e 172.ª Zonas Eleitorais de Novo Hamburgo está em novo endereço. O serviço agora funciona na Rua Marcílio Dias, 1.769, no Centro. O atendimento continua no mesmo horário, das 12 às 19 horas.

Totalidade até 2026

A meta do Tribunal Superior eleitoral (TSE) é alcançar até as eleições de 2026 a quase totalidade dos eleitores com cadastro das impressões digitais, assinatura e fotografia na Justiça Eleitoral. No Brasil, a biometria já foi concluída em 15 Estados.

A coleta biométrica não é obrigatória e quem não tiver feito o cadastro poderá votar normalmente nas eleições de 2024, desde que seu título esteja na situação regular. Em relação ao pleito de 2026, o Tribunal Superior Eleitoral ainda não definiu as regras, o que deve ser em 2025.

Para biometria é preciso apresentar documento oficial com foto (RG, CNH desde que contenha o nome civil, passaporte contendo a filiação, carteira de trabalho física ou carteira de identificação profissional), comprovante de endereço em nome do próprio eleitor e CPF.

Conforme a chefe do Cartório da 55ª Zona Eleitoral, com sede em Taquara, Simone Krás Amoretti, a coleta biométrica pode ser em qualquer cidade, independente de onde vota. "Um eleitor de Taquara que resida em Porto Alegre poderá comparecer à Central de Atendimento ao Eleitor do TRE/RS na capital, mesmo votando em Taquara."

Além disso, também é possível fazer a revisão do título, no caso do eleitor querer alterar o local de votação dentro da mesma cidade ou mudar dados do seu cadastro. Ainda pode ser solicitada a transferência para quem comprovar o vínculo com o município por, pelo menos, três meses. Em Taquara, 28,43% dos eleitores ainda não fizeram a biometria.

Em Montenegro, segundo o cartório da 31.ª Zona Eleitoral, a biometria foi concluída em 2019. Mas pela pandemia, a revisão do eleitorado ainda não foi homologada. Por isso, não foram cancelados títulos de quem não compareceu.

Débora Ertel

Entre em contato com
Débora Ertel

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual