Publicidade
Notícias | Região SAÚDE ANIMAL

Medicina Veterinária da Feevale forma primeira turma e amplia serviços à comunidade

Curso tem se fortalecido e oferece até serviço de oncologia, com diagnóstico e tratamento

Publicado em: 25.08.2023 às 03:00 Última atualização: 25.08.2023 às 10:37

Agosto tem sido de muitas realizações para o curso de Medicina Veterinária da Universidade Feevale. Depois de cinco anos, o curso terá sua primeira formatura nesta sexta-feira (25), às 19h30, no Teatro Feevale. A série de conquistas se tornou ainda maior com o serviço de oncologia que passou a ser ofertado pelo Hospital Veterinário Feevale (Hovet), localizado em Campo Bom.

Terra é um dos profissionais que cuidam do potro Saci | Jornal NH
Terra é um dos profissionais que cuidam do potro Saci Foto: Júlia Taube/GES Especial

Ao todo, 11 alunos passarão de acadêmicos a médicos veterinários. Dentre eles, o formando José Luiz Ávila Terra, de 40 anos. Ele conta que a profissão sempre foi o seu desejo e, agora, passa a ser um sonho realizado.

Dentre as aulas práticas e teóricas, a relação com o Hovet esteve presente na vida dos alunos. Foi no espaço que muitos tiveram a vivência prática com os animais, sob o cuidado dos professores.

Conforme o coordenador do curso, Matheus Nunes Weber, além de ser a primeira turma a colar grau, foi também a primeira turma de estagiários curriculares a atuarem no hospital escola. Terra foi um destes estudantes e hoje é contratado do hospital. "Fica um marco por ser a primeira turma. A gente ajudou a construir o curso", diz ele.

Publicidade
Moradora de Lomba Grande, Bruna Jaqueline Scherer, 32, também faz parte da turma de formandos. Ela, assim como Terra, é funcionária do Hospital Veterinário e conta que vai se dedicar à área clínica de animais pequenos. "Fui a segunda aluna a entrar no Hovet", relembra.

Natural de Santo Antônio das Missões, Terra é morador de Campo Bom. O formando conta que a intenção é continuar atuando na região, voltado aos animais de grande porte. "Eu já me inscrevi para o mestrado e também para a pós-graduação em clínica e cirurgia de equinos", revela sobre a especialização que optou.

Segundo o coordenador, esse também é o desejo da maioria dos formandos. "O que é bom, porque a nossa região tem bastante demanda por serviços. A ideia é especializar essa questão, oferecer profissionais prontos para o mercado, capacitados e competitivos, de qualidade para sanar qualquer necessidade da região."

Fundado em 2018, o curso de Medicina Veterinária recebeu, em 2022, nota cinco - máxima - no Ministério da Educação.


Saci foi resgatado e recebeu cuidados no hospital veterinário | Jornal NH
Saci foi resgatado e recebeu cuidados no hospital veterinário Foto: Júlia Taube/GES Especial

Saci ganhou uma nova chance

Se tornar um médico veterinário com especialização foi uma decisão que surgiu após as vivências que Terra teve no Hovet. Foi ele também um dos alunos envolvidos no tratamento do Saci, um potro que chegou ao hospital vítima de maus-tratos, precisou passar pela amputação do membro posterior, e hoje utiliza uma prótese produzida pela oficina tecnológica da instituição.

Trabalhar em casos específicos também faz parte da vida acadêmica dos estudantes. "Mesmo durante a graduação, nos semestres mais iniciais, eles realizam as disciplinas práticas de cirurgias sempre com acompanhamento de professores. Há muitas saídas de campo", explica Weber.

Oncologia a animais é oferecida

A oncologia é o serviço mais recente a ser ofertado pelo Hovet. A área é voltada ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer em animais.

Segundo a oncologista e cirurgiã do Hovet, Pâmela Garcia de Almeida, existem diversos métodos de diagnóstico e tratamento na oncologia veterinária. No Hospital Veterinário da Feevale são oferecidos exames físicos, por imagem, biópsias, exames laboratoriais, cirurgia e quimioterapia.

O hospital escola atende a comunidade em geral, além de manter parceria com a Prefeitura de Campo Bom. Segundo Weber, a oncologia para animais é mais um ganho importante para a região. “Às vezes, até alguns locais têm esses serviços veterinários, mas não de especialistas junto com um bom diagnóstico por imagem, de uma investigação laboratorial ampla, como a gente consegue oferecer”, afirma.

Além da oncologia, o Hovet também oferece serviço de clínico geral e especializado em dermatologia e nefrologia. Há ainda exames de imagem, hematológicos, bioquímicos e de urina. Outra atividade prestada são atendimentos hospitalares, como consultórios, laboratórios, ala de internação, recepção, triagem, bloco cirúrgico e ala de oncologia, entre outros.

O Hovet fica localizado na Rua Alameda da Inovação, 212, no Câmpus III da Universidade Feevale, em Campo Bom. As consultas e exames devem ser agendados pelo telefone e WhatsApp (51) 3597-5819, das 8 às 12 horas e das 13h15 às 17 horas.

Júlia Taube

Entre em contato com
Júlia Taube

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual