Publicidade
Notícias | Região VEJA FOTOS

Bento, Sasha e "aumigos": Cãominhada reúne cães e tutores em Estância Velha

Atividade com animais de estimação ocorreu neste sábado (2); evento faz parte da programação do aniversário da cidade

Publicado em: 02.09.2023 às 19:48 Última atualização: 02.09.2023 às 19:50

Lambidas, animação e muita fofura não faltaram em Estância Velha na manhã deste sábado (2). A sétima edição da Cãominhada reuniu cerca de 50 cães de variadas raças e tamanhos para uma ação de lazer e esporte destinada aos pets e seus tutores. O evento integra a programação do aniversário de 64 anos do município.


7ª Cãominhada de Estância Velha | Jornal NH
7ª Cãominhada de Estância Velha Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Foi uma verdadeira celebração da diversidade canina. Os participantes, desde o pequeno Pinscher até o majestoso São Bernardo, demonstraram disposição para caminhar o percurso de aproximadamente 650 metros, entre a Rua Presidente Vargas, na altura da Praça do Hollywood, até a Praça 1º de Maio. O trajeto tinha duração estimada de 30 minutos.

Na praça, a Feira de Adoção de Animais, que ocorre todos os sábados, das 9 às 12 horas, recepcionava os participantes.

Adoção responsável

Segundo o secretário de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE), José Dresch, responsável pela coordenação do evento, em parceria com a Associação Bichinho Carente, a caminhada é também um momento de reflexão sobre maus-tratos e abandono.

"A Cãominhada veio para integrar o trabalho já desenvolvido através da Feira de Adoção, que encaminhou 360 animais de estimação para adoção só no ano de 2022”, comenta Dresch. "Quanto mais estimularmos as castrações e a vacinação, teremos menos cachorros nas ruas e redução de doenças", completa Iara Dias de Oliveira, voluntária da Associação.

"AUmigos"


Casal Ângela Beatriz e Alexsandrer Stumpf Monteiro, com Bento, de 2 anos | Jornal NH
Casal Ângela Beatriz e Alexsandrer Stumpf Monteiro, com Bento, de 2 anos Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Bento, um Shih-tzu de 2 anos, foi passear com a família na Cãominhada pela segunda vez. A telefonista Ângela Beatriz Monteiro, 56, e Alexsandrer Stumpf Monteiro, 55, aproveitaram o evento para sair com o cão para brincar e fazer "aumizades".


Publicidade
A família, que já havia participado da edição de 2022, garantiu presença nos próximos eventos. "Essa interação é muito bacana. Ele gasta energia e fica muito feliz, Para a gente, é como se fosse uma terapia, acabamos desestressando junto e, às vezes, até mais do que o Bento", conta Ângela.


Paula Fátima de Azevedo com Sasha, de 13 anos | Jornal NH
Paula Fátima de Azevedo com Sasha, de 13 anos Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Oficialmente chamada de sem raça definida (SRD), a cachorra vira-lata Sasha, de 13 anos, apesar da idade avançada para um cão, não ficou pra trás no quesito animação. "Ela adora esse evento, parece que encontra com os amigos", brinca a florista Paula Fátima de Azevedo, 36. E parecia mesmo. Sasha não parou. Cheirava aqui, ali, toda serelepe. Mas na hora da foto, fez até pose. 

Joceline Silveira

Entre em contato com
Joceline Silveira

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual