Publicidade
Notícias | Região PREVISÃO DE MAIS CHUVA

Defesa Civil alerta para inundação no Rio dos Sinos; veja como cidades se preparam

Com mais chuva prevista para esta quinta-feira (6), equipes da Defesa Civil de São Leopoldo e de Novo Hamburgo falam sobre monitoramento intensivo que está sendo feito

Publicado em: 06.09.2023 às 16:05 Última atualização: 06.09.2023 às 18:05

Dois dos principais municípios do Vale do Sinos, Novo Hamburgo e São Leopoldo seguiam, até o começo da tarde desta quarta-feira (6), sem ocorrências relacionadas as tempestades que atingiram o Estado nos últimos dias. Entretanto, a previsão de mais chuva para esta quinta-feira (7) mantém os representantes da Defesa Civil de ambas as cidades em alerta.


Rio dos Sinos, em Lomba Grande | Jornal NH
Rio dos Sinos, em Lomba Grande Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Nesta quarta-feira, contudo, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta, válido até as 14 horas de quinta-feira, para inundação do Rio dos Sinos. Conforme o órgão, o nível do rio já estava elevação a partir de Taquara. 

O coordenador do órgão em São Leopoldo, Fabiano Camargo, explica que a equipe mantém o monitoramento intensivo do nível do Rio dos Sinos desde domingo (3) e seguirá assim pelos próximos dias. “Por enquanto, a situação está sob controle, mas não sabemos o quanto a chuva prevista para atingir o Estado amanhã poderá impactar o município”, coloca.


Publicidade
Caso volte a chover em níveis elevados, a Defesa Civil ativará o Plano de Contingência. Porém, isso só acontece quando o nível do rio atinge 4,30 metros e apresenta indícios de elevação. “Caso o rio suba 5 cm ou mais por hora também é um indicador para colocar em ação o Plano de Contingência”, pontua. Às 17 horas, o nível do rio na cidade estava em 4,10 metros.

A mesma estratégia adotará Novo Hamburgo, segundo Arci Fetter Júnior, chefe da Defesa Civil local. Porém, o nível do Sinos apresenta estabilidade no Município. “Caso seja observada uma mudança no quadro, colocaremos em prática o Plano de Contingência, quando iniciamos a emissão de alertas mais específicos à população de acordo com a sua localização”, explica.

Até as 15 horas desta quarta-feira, o nível do Rio dos Sinos em Novo Hamburgo estava em 6,31 metros.

Outras cidades

Sapiranga: até as 15h30 desta quarta-feira, o Rio dos Sinos continuava subindo (em média, 10 centímetros por hora), e a Defesa Civil monitorava os pontos mais críticos, como a localidade do Porto Palmeira. Caso haja a necessidade, o órgão informa que está pronta, estruturalmente, para a retirada das famílias ribeirinhas, podendo elas serem levadas para o abrigo localizado no ginásio da Escola Dr. Décio Gomes Pereira.

Campo Bom: o Rio dos Sinos continua subindo e o município mantém o alerta vermelho ligado. Às 13 horas desta quarta-feira, o nível era de 6,9 metros. Pelas estatísticas, o transbordo do rio acontece quando o nível atinge 7,2 metros.

Em Ivoti, Estância Velha, Dois Irmãos, Lindolfo Collor, Santa Maria do Herval, Nova Hartz e Araricá não havia alterações.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual