Publicidade
Notícias | Região GASTRONOMIA E TURISMO

Campos de Cima da Serra leva turistas a experiências com a culinária gaúcha e pela tradição campeira; entenda

Roteiro Gastronômico Farroupilha tem a adesão de restaurantes que elaboraram pratos especiais

Publicado em: 08.09.2023 às 05:00 Última atualização: 08.09.2023 às 15:03

Em comemoração ao tradicionalismo, São Francisco de Paula apresenta o Roteiro Gastronômico Farroupilha, que se iniciou na quinta-feira (7) e segue até o dia 1º de outubro para levar o turista a experiências com a culinária gaúcha e pela tradição campeira, passando por revisitações modernas e pelo tradicional, em 11 restaurantes e cafés tradicionais da cidade. Ingredientes locais como o charque, a linguiça e o queijo serrano são destaques da programação.


Pizza leva ingredientes com as cores da bandeira do RS | Jornal NH
Pizza leva ingredientes com as cores da bandeira do RS Foto: Divulgação

A Don Giuseppe, já famosa pela pizza estilo napolitana com ingredientes italianos, apresenta este ano no Roteiro Farroupilha um encontro entre a Itália e a Serra gaúcha. A massa leve, de longa fermentação, super aerada, ganha ingredientes selecionados de produtores locais como o charque, o queijo serrano e a linguiça. A inspiração bebe nas memórias afetivas de Camila Dalzoto e Pedro Ivo, que comandam a pizzaria.


Publicidade
"A nossa pegada é ousar em sabores autorais, mantendo a qualidade de uma pizza italiana. Cada sabor conta um pouco da nossa história e se inspira nas referências de quem cresceu em São Chico. A Pizza Farroupilha é essa junção entre tradições e referências da nossa tradicional comida campeira com a excelência de uma pizza de altíssima qualidade", afirma Camila Dalzoto.

Não é coincidência as três cores da bandeira do Rio Grande do Sul estarem presentes na pizza: o amarelo do queijo, o verde do pimentão e o vermelho da linguiça foram pensados estrategicamente para trazer essas cores para a pizza.

Roteiro gastronômico fomenta o turismo

O Roteiro Gastronômico Farroupilha busca misturar turismo e gastronomia gaúcha com destaque para os ingredientes locais sem um apego muito rígido com o tradicional.

A secretária de Turismo, Vanessa Spindler, destaca que a criação de roteiros gastronômicos para celebrar a cultura do Rio Grande do Sul foi uma maneira criativa que a administração pública encontrou de continuar fomentando o turismo em meio à pandemia de Covid-19. "Devido ao sucesso, o evento teve sua continuidade garantida", afirmou.

O turista poderá passear por 11 restaurantes e cafés e experimentar a comida dos Campos de Cima da Serra, seja a mais tradicional, seja uma versão mais moderna, que bebe na história e se reinventa pelos cantinhos de São Francisco de Paula.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual