Publicidade
Notícias | Região TURISMO E CULTURA

Rota Romântica conclui missão na Alemanha

Comitiva retorna à região após viagem técnica por Saarland, Renânia-Palatinado e pela Baviera

Publicado em: 08.09.2023 às 05:00 Última atualização: 08.09.2023 às 07:06

A comitiva da Rota Romântica, composta por deputados, prefeitos, vices, secretários, diretores de Turismo e associados, concluiu sua missão na Alemanha no último dia 29 de agosto, após duas semanas de atividades em três Estados alemães.

Durante essa intensa viagem técnica aos estados de Saarland, Renânia-Palatinado e Baviera, os brasileiros participaram de recepções oficiais em 11 cidades, incluindo um encontro com a secretária de Estado, Petra Dick-Walther, no Ministério da Economia, Transporte, Agricultura e Viticultura de Rheinland-Pfalz.


Recepção em Rothenbuch, cidade coirmã de Ivoti  | Jornal NH
Recepção em Rothenbuch, cidade coirmã de Ivoti Foto: Francis Jonas Limberger/Divulgação Rota Romântica

A iniciativa, intermediada pelo então cônsul geral da Alemanha em Porto Alegre, Milan Andreas Simandl, promoveu trocas de experiências e conhecimento nas áreas de agricultura familiar e energias renováveis adotadas na região alemã. A presidente da Rota Romântica, Terezinha Haas, destacou a inspiração que trouxeram: "Com o que vimos de práticas adotando as energias renováveis na agricultura e indústria, tivemos grandes exemplos para mudanças de hábitos nas nossas cidades."

Além das experiências compartilhadas, o deputado Elton Weber, representante oficial da Assembleia Legislativa, formalizou ofícios demonstrando o interesse na celebração de irmandades ou acordos visando a estabelecer parcerias políticas, empresariais e culturais entre as regiões. Também foram estabelecidas conversas para futuras visitas de comitivas das três regiões alemãs no próximo ano, por ocasião do Bicentenário da Imigração Alemã.


Recepção com Prefeito Schuppert de Weikersheim | Jornal NH
Recepção com Prefeito Schuppert de Weikersheim Foto: Christian Albers | Divulgação Rota Romântica

Trabalho coletivo

Na Romantische Strasse, verificou-se o trabalho coletivo e a gestão compartilhada de diversas iniciativas. "Eles entendem que cada município da rota é uma pérola, e as 29 cidades formam um colar e que, juntos, possuem um grande significado, preservando o antigo e investindo em novos atrativos", ressaltou a presidente da Rota Romântica, Terezinha Haas.

Ao todo, foram visitados 32 atrativos, entre castelos, museus, centro de empreendedorismo, propriedades agrícolas, associação de geração de energias e empreendimentos turísticos.


Grupo visitou a Rhein-Hunsrück Energie em Kirchberg, Associação de produção de energias fotovoltaica, eólica e biogás a partir de resíduos de árvores e arbustos | Jornal NH
Grupo visitou a Rhein-Hunsrück Energie em Kirchberg, Associação de produção de energias fotovoltaica, eólica e biogás a partir de resíduos de árvores e arbustos Foto: Francis Jonas Limberger/Divulgação Rota Romântica

Região que serve como inspiração

A região visitada inspirou a criação da Rota Romântica há 27 anos, devido à preservação da paisagem natural e construções centenárias.

A presidente Terezinha Haas encerrou a viagem destacando que foi uma grande experiência. "Tenho certeza de que cada um dos 23 integrantes trouxe valiosos aprendizados na bagagem. Causamos uma boa impressão aos alemães, tendo em vista que a maioria da comitiva ainda fala alemão e preserva características da imigração", finalizou Terezinha.

Dário Gonçalves

Entre em contato com
Dário Gonçalves

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual