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Nova carteira de identidade já está disponível para pessoas a partir de 35 anos; saiba como solicitar

Em 12 Estados, incluindo o Rio Grande do Sul, o novo modelo do documento já pode ser emitido

Publicado em: 12.09.2023 às 16:00 Última atualização: 13.09.2023 às 09:01

Já está disponível a Carteira Nacional de Identidade (CIN) para pessoas a partir de 35 anos em todo o Rio Grande do Sul. O pedido do novo documento, que utiliza o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número do RG, é analisado junto à Receita Federal. Por isso, o Instituto Geral de Perícias (IGP) informa que nem todas as pessoas nessa faixa etária, com RG já emitido no Estado, estão liberadas para fazer a solicitação.


Carteira Nacional de Identidade  | Jornal NH
Carteira Nacional de Identidade Foto: Divulgação

A nova carteira, que vai substituir o RG em todo o Brasil, além do território gaúcho já pode ser emitida em mais 11 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
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Em Ivoti, a identidade é confeccionada pelo Setor de Documentos da prefeitura e os atendimentos são realizados com hora marcada, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O contato é pelo telefone (51) 3563-8800, ramal 201. O serviço funciona na Avenida Presidente Lucena, 3.448, nos fundos da Unidade Básica de Saúde Central.

Em Novo Hamburgo, o posto do IGP fica na Rua Lima e Silva, 421, Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. Contato (51) 3288-5150, ramal 3250.

Quanto custa?

A emissão é gratuita para maiores de 65 anos, quem declara estado de pobreza (sujeito à análise), vítimas de roubo (com registro de ocorrência policial), primeira via de Carteira de Identidade ou Carteira de Nome Social.

Para a segunda via, em situações que não incluem as citadas acima, o custo é R$ 86,66. A guia de arrecadação será emitida somente no momento do atendimento e o pagamento da taxa pode ser feito em qualquer agência do Banrisul ou casa lotérica conveniada.

O que tem na CIN?

Tem apenas um único número de identificação, o CPF.
A nova carteira tem um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. extraviado, por meio de qualquer smartphone.
Tem o mesmo código internacional usado em passaportes, o chamado MRZ. Assim, pode ser utilizada como documento de viagem.
Pode ser emitida em papel, policarbonato (plástico) ou digital (pelo aplicativo GOV.BR).
É válida em todo o território nacional. Se o cidadão esquecer o documento em papel ou plástico, pode apresentar a versão digital no celular.

Onde fazer a carteira de identidade em outras cidades da região

Campo Bom
Endereço: Avenida dos Estados, 900 - Centro
Fone: (51) 3597-0823
Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8 às 16 horas, e na sexta-feira, das 07h30 às 15h30

Canoas
Endereço: Rua São Pedro, 684 (com agendamento pelo site do IGP)
E-mail: pi-canoas@igp.rs.gov.br
Horário de atendimento: das 8 à 14 horas

Dois Irmãos
Endereço: Rua Novo Hamburgo, 1079, bairro Primavera
Fone: (51) 3564-8805
Horário de atendimento: nas segundas-feiras, das 7h30 às 10h30 e das 12 às 18 horas e de terça-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas

Estância Velha
Endereço: Rua Portão, 200
Fone: (51) 3561-8217
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas

Esteio
Endereço: Rua Engenheiro Hener de Souza Nunes, 150
Fone: (51) 3473-5077
Horário de atendimento: das 12h30 às 18 horas

Gramado
Endereço: Rua João Carniel, 525
Fone: (54) 3286-6136
Horários de atendimento: por ordem de chegada, das 8 às 14 horas

Igrejinha
Endereço: Rua Marechal Artur Costa Silva, 543 - Sala 07
Fone: (51) 3545-7881
Horário de atendimento: das 8 às 14 horas

Ivoti
Endereço: Av. Presidente Lucena, 3527
Fone: (51) 3563-8800, ramal 201
Horário de atendimento: das 8 às 12 horas e 13 às 17 horas

Montenegro
Endereço: Rua José Luiz, 1030
E-mail: pi-montenegro@igp.rs.gov.br
Horário de atendimento: segunda, quarta e sexta-feira, das 8 às 14 horas

Sapiranga
Endereço: Rua Padre Réus, 744
Fone: (51) 3599-3755
Horário de atendimento: das 7 horas às 15h30

São Leopoldo
Endereço: Av. Theodomiro Porto da Fonseca, 1105 - Cristo Rei
Fone: (51) 3568-5222
Horário de atendimento: das 8 às 14 horas

São Sebastião do Caí
Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 426
Fone: (51) 3635-2500
Horários de atendimento: das 08 às 14 horas

Sapucaia do Sul
Endereço: Avenida Brasil, 47
Fone: (51) 3453-5919
Horário de atendimento: das 8 às 14 horas

Taquara
Endereço: Rua Guilherme Lahn, 1.476
Fone: (51) 3541-3991
Horário de atendimento: das 8 às 14 horas

Tramandaí
Endereço: Rua Sahyd Abraão, 137 - Sala 2
Fone: (51) 3661-3699
Horários de atendimento: por ordem de chegada, das 8 às 14 horas

Documentos necessários

Além da obrigatoriedade de apresentar CPF para emissão de 1ª via, também é necessário os seguintes documentos, dependendo da situação.

Solteiros: certidão de nascimento original, atualizada, legível, ou cópia autenticada.
Menores de 16 anos: deverão estar acompanhados por um dos representantes legais (pais ou avós) constantes na certidão. Quando acompanhados por tutor ou guardião, os mesmos deverão portar via original (ou cópia autenticada em cartório) da decisão judicial que os designou.
Pai e mãe menores de 18 anos: a identificação deve ter como responsável um dos avós (devidamente identificados).Quando for necessário o acompanhamento do menor a ser identificado por responsável, este deve apresentar um documento de identificação original válido (Carteira de Identidade, Carteira de Ordem, Carteira Militar, Carteira de Trabalho ou Carteira de Motorista).
Casados: certidão de casamento original, atualizada, legível, ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original).
Brasileiros casados no exterior: para que o mesmo tenha validade no Brasil, é necessário apresentar o traslado do registro de casamento.
Separados judicialmente ou divorciados: devem apresentar a certidão de casamento original, atualizada ou cópia autenticada por cartório/tabelionato/ofício de registro civil, com averbação da separação/divórcio.
Anulação de casamento: nestes casos, deve ser apresentada a certidão de casamento com a averbação da anulação do casamento, juntamente com a certidão de nascimento.
Reconciliação do casamento: os separados judicialmente devem apresentar a Certidão de Casamento com a averbação da separação e a averbação da reconciliação.
Viúvos: devem apresentar a certidão de casamento original, atualizada, legível, ou cópia autenticada.
Interditados: devem apresentar a certidão conforme o estado civil, constando a averbação de interdição. Essa certidão deve ser original, atualizada ou cópia autenticada. Devem estar acompanhados de um responsável legal.
Nascidos em Portugal: certificado de Igualdade de Direitos e Deveres ou cópia do Diário Oficial da União (DOU) da data da publicação, juntamente com a Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento em Portugal ou no Brasil, e o cancelamento do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) emitido pela Polícia Federal, todos originais.
Naturalizados: devem apresentar o Certificado de Naturalização Brasileira, e ou publicação em DOU com os dados da naturalização.

Filho(a) de pai ou mãe brasileiro nascido no exterior
*Registrado no Consulado Brasileiro ou Embaixada: é considerado brasileiro nato, portanto, não opta e não pode optar pela nacionalidade. A certidão de nascimento deverá estar validada no Cartório da 1ª Zona do município de domicílio.
*Pessoa não registrada no Consulado Brasileiro ou Embaixada: deve apresentar certidão em língua estrangeira traduzida por um tradutor juramentado. Se menor de 18 anos, deverá levar a certidão no Cartório da 1ª Zona do município de domicílio, para validá-la. Se maior de 18 anos, deve fazer a opção de nacionalidade junto à Justiça Federal. O cartório emitirá a Certidão de Opção de Nacionalidade Brasileira.

Débora Ertel

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Débora Ertel

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