Publicidade
Notícias | Região NÃO PERCA!

Orquídeas e abelhas sem ferrão: Saiba onde será a exposição gratuita neste final de semana

Evento deve reunir orquidófilos de cerca de 50 municípios; a entrada é franca todos os dias

Publicado em: 22.09.2023 às 03:00 Última atualização: 22.09.2023 às 11:24

A Sociedade Leopoldense de Orquidófilos (SLO) promove, neste fim de semana, a 124ª Exposição Regional de Orquídeas em sua sede, na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, 470. O evento ocorre no sábado (23), das 12h às 18h, e no domingo (24), das 8 às 17 horas, tendo entrada franca em ambos os dias.


Sinval Trovo mostra uma das plantas em exposição | Jornal NH
Sinval Trovo mostra uma das plantas em exposição Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Segundo o presidente da SLO, que também está à frente da Federação Gaúcha de Orquidófilos (FGO), Sinval Trovo, a expectativa é de que a exposição reúna por volta de 15 associações, abrangendo participantes de cerca de 50 municípios, como Ijuí, Feliz, Montenegro, Venâncio Aires, Arroio do Sal, Farroupilha e Caxias do Sul, entre outros.

A espécie de orquídea símbolo desse exposição será a Cattleya intermedia. "É uma Cattleya nossa, do Brasil, e aqui do Sul do País. Inclusive, ela é a flor símbolo da Sociedade e da Federação", destacou Trovo.

"Estamos na época dela, normalmente floresce entre agosto e setembro", completou, acrescentando que, depois que abre, dura de uma a duas semanas aberta, dependendo do local onde está colocada.

"Na natureza, ela é encontrada em árvores. Se a pessoa tem uma árvore, pode pegar a orquídea e amarrar na árvore porque ela vai se grudar nela, assim como ela se gruda no substrato (sedimento que serve como suporte para plantas crescerem saudáveis, que geralmente é usado em vasos)", recomendou o orquidófilo.

Na exposição, os visitantes poderão receber orientações sobre o cultivo da planta, adquirir espécies de orquídeas e insumos para os cuidados com elas.

Além das flores, o evento conta também com mais uma edição da Mostra de Abelhas Sem Ferrão, com o criador de Sapucaia do Sul, Marcello Berg, que também é presidente da Associação Gaúcha de Meliponicultura (Agmel).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual