Publicidade
Notícias | Região ELEIÇÕES 2024

Cenário político começa a tomar forma para a eleição em Canoas

Terceiro maior colégio eleitoral do Estado, com 258,2 mil eleitores, município tem composições indefinidas

Publicado em: 05.10.2023 às 15:16

Faltando um ano para novas eleições municipais, o ambiente político já começou a se movimentar em Canoas. Terceiro maior colégio eleitoral do Estado, com 258,2 mil eleitores cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o município pode ter antigos rivais lado a lado, e o atual vice-prefeito, encarando nas urnas, o prefeito com o qual formou chapa em 2020.

Quem será o próximo prefeito em Canoas? Movimentos já começaram
Quem será o próximo prefeito em Canoas? Movimentos já começaram Foto: Gustavo Garbino/PMC

Eleito prefeito em três ocasiões, nos anos de 2009, 2013 e 2020, Jairo Jorge (PSD) é candidato natural à reeleição. Após um ano afastado por conta da Operação Copa Livre, Jairo retornou ao cargo em março e desde então fez mudanças no governo, que pelo mesmo período teve o vice-prefeito Nedy de Vargas Marques (Avante) na vaga de titular. O prefeito ainda não fala abertamente sobre eleições, o certo é que Nedy não estará ao seu lado. Ambos romperam em setembro de 2022, com o vice tendo passado por um processo de impeachment, arquivado na Câmara de Vereadores.

Nos bastidores se nota a aproximação entre Jairo Jorge e o deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil). Em 2016 o legislador foi eleito prefeito vencendo a atual secretária da Educação, Beth Colombo, ex-vice-prefeita nos mandatos de Jairo e apoiada pelo mesmo. Quatro anos depois, Jairo Jorge e Busato se enfrentaram em uma disputa apertada, vencida apenas no segundo turno, quando por menos de 10 mil votos, o então prefeito foi derrotado nas urnas.

Procurado, Busato não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento desta edição. Apesar do silêncio, a dupla tem sido vista reunida em Brasília e em eventos da Prefeitura, como na abertura da Semana Farroupilha.

Nedy no PL

Vice-prefeito eleito em 2020 pelo Solidariedade, Nedy trocou de sigla na sequência, escolhendo o Avante como nova casa. Porém, o rompimento com Jairo Jorge pode ter modificado os rumos na vida política do advogado. Recentemente, em entrevista ao Grupo Sinos, Nedy confirmou que está próximo de uma mudança de sigla, partindo para o PL a convite do deputado federal Giovani Cherini. “A possibilidade de mudança é muito real”, afirma.

No que se refere a possibilidade de concorrer, o vice não nega, tampouco confirma. “Se eu me filiar, até posso concorrer, se o PL assim deliberar. Vou como um soldado do partido.” Nos bastidores há a possibilidade do PTB compor uma chapa. Questionada, a presidente municipal Simone Sabin afirmou que o partido pode estar em alguma chapa majoritária. Sim, com certeza o PTB estará na majoritária ou com candidato a prefeito ou a vice. Estamos conversando com os partidos a nível estadual.” A sigla conta com dois vereadores eleitos, Juares Hoy e Eric Douglas, ambos podem seguir outros rumos em 2024, Hoy inclusive foi suspenso de suas funções partidárias após desentendimentos com Sabin. “Não me respeita por ser mulher.” O vereador nega. “Ela não tem votos, Nunca fui desrespeitoso.”

Fator Márcio Freitas

Vereador mais votado em 2020, com 4.203 votos, Márcio Freitas foi eleito pelo PDT, se mudando para o Avante na sequência. Em 2022, foram 18.735 votos na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa.

Márcio é assediado por situação e oposição e com o passe valendo ouro, se posicionou. “O Avante tem que passar por uma reestruturação com a saída do vice-prefeito, provavelmente parte da nominata deve segui-lo para o PL. Cauteloso, espero uma reunião com o presidente estadual e definir ações para o município de Canoas. O Avante é um partido com dois vereadores”, completou.

PT, PV e PC do B se reúnem

Atualmente compondo a base do governo Jairo Jorge, a Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PC do B, se reuniu para discutir assuntos relacionados ao futuro de Canoas. O objetivo da reunião foi apresentar uma Comissão Municipal e discutir o futuro da aliança no cenário político local. O evento, realizado no plenário da Câmara Municipal, contou com a presença dos vereadores Cris Moraes, presidente municipal do PV, Maria Eunice e Emílio Neto, representando o PT. Vitor Labes, presidente municipal do PT, Fábio Leivas, presidente municipal do PCdoB, Márcio Souza, presidente estadual do PV, Juçara Vieira, presidenta estadual do PT, e a representante da executiva estadual do PCdoB, Danusa Alhandra também estiveram presentes.

Alguns prazos para ficar de olho 

Falta um ano para eleitores voltarem às urnas para escolher prefeitos e vereadores. O primeiro turno será no dia 6 de outubro 2024 e, o segundo, no dia 27 de outubro. O prazo para regularizar o título ou emitir a primeira via do documento é 8 de maio.

As confirmações de candidatos devem ocorrer entre 20 de julho e 30 de agosto, período das convenções partidárias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual