Publicidade
Notícias | Região FIQUE LIGADO!

ENEM: Saiba o que pode ajudar a não dar bobeira nas provas e dicas de como estudar

Estudantes precisam ter foco e se preparar com antecedência para ter mais chances de bons resultados

Publicado em: 06.10.2023 às 05:00 Última atualização: 06.10.2023 às 07:15

Os dias das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 estão mais perto do que se imagina. Por isso é preciso ficar ligado e conectado para alcançar boas notas nas provas do Enem, marcadas para os dias 5 e 12 de novembro, e usá-las para ingressar no ensino superior. “É preciso estudar e tem muitas dicas legais na Internet”, recomenda a professora da Escola de Aplicação Feevale, Ana Cândida Santos Carvalho.

Arthur Fleck Flores se prepara ao mesmo tempo para o Enem e para vestibular da Ufrgs | Jornal NH
Arthur Fleck Flores se prepara ao mesmo tempo para o Enem e para vestibular da Ufrgs Foto: Arquivo Pessoal

Quem está se preparando para a prova do Enem é Arthur Fleck Flores, 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio da Escola de Aplicação Feevale, em Novo Hamburgo. Ele pretende cursar vestibular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para tentar vaga no curso de Design. As provas serão aplicadas nos dias 25 e 26 de novembro, mesmo mês que ele realiza a prova do Enem. “Será a minha primeira vez do Enem. Estou me preparando desde o início do ano e intensifiquei meus estudos agora no segundo semestre”, relata.

Além do apoio dos pais e professor da escola, o estudante tem buscado na Internet formas de ampliar conhecimento, já que não faz cursinho. Ele assiste uma videoaula por dia e pratica os exercícios sobre o conteúdo. “Tento estudar de três a quatro vezes por semana por cerca de duas horas e, aos finais de semana, faço um simulado e uma redação”, explica o morador de Portão, que mantém a rotina de estudos bem organizada.


Publicidade
Na hora de se concentrar no estudo, ele já tem endereço certo. No YouTube gosta dos canais “Aulalivre”, com videoaulas de todas as disciplinas, e o “Descomplica”, com resumos rápidos, ao estilo de mapa mental. Já no Instagram, gosta de acompanhar @lumaeponto, com as dicas de redação, com temas coringa, com estrutura, e também o @inep_oficial, com dicas sobre a prova. Inclusive, destaca o estudante, no “Insta” do Inep pode ter spoilers de possíveis temas da redação.

Repertório sociocultural não pode faltar a candidatos

A professora da Escola de Aplicação Feevale, Ana Cândida Santos Carvalho, salienta que o Enem deve ser um projeto de vida a ser desenvolvido desde o ingresso no ensino médio. “Não tem como achar que dará conta de tudo somente estudando os conteúdos da escola. É preciso um preparo fora da escola”, recomenda.

Nesse contexto, o básico é estar ligado aos fatos. “O estudante deve estar por dentro do que está acontecendo no mundo, o que tem na Internet, porque o Enem tem questões de conhecimento em geral. O estudante que tiver um repertório sociocultural consegue ir melhor”, salienta.
Afinal de contas, é necessário ter uma visão do mundo com a experiência de vida do candidato.

Atitudes que podem evitar complicações na prova

- Leia o edital com calma para não ser pego de surpresa ao fazer algo que não é permitido e consta no mesmo.

- Tenha um tempo reservado por dia e por semana para revisar temas e disciplinas.

- Procure fazer prova do Enem como “treineiro”. É uma forma de sentir a carga emocional, conferir o tempo necessário e conferir o que pode ser aperfeiçoado.

- Tenha sempre um bloco de anotações de dúvidas que precisam ser sanadas antes do Enem.

- “Frases ditas por professor em sala de aula, indicações de livros e uma atenção sobre disciplinas que nem sempre são valorizadas, como de filosofia e sociologia. Elas dão sustentação e argumentação de qualidade no momento da redação”, exemplifica a professora Ana.

O que é o Enem?

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Instituído em 1998, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

4,6 milhões de inscritos

De acordo com dados preliminares do Inep, foram registradas 4.673.333 inscrições para o Enem 2023. Houve aumento de 8,2% em relação a 2022, quando houve 4.318.324 inscritos. Os números definitivos serão divulgados após o fim do período de pagamento da taxa de inscrição.

Do total de inscritos, 2.155.238 (46,1%) foram isentos do pagamento e farão o exame de graça. O pedido de gratuidade do Enem ocorreu no mês de abril. Já quem não é isento precisou pagar a taxa de inscrição para confirmar a participação.

Três perfis de participantes têm direito à gratuidade. Quem está cursando a última série do ensino médio em 2023 em escola da rede pública; quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio; e quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. (ABr)

Leituras essenciais

A avaliação de literatura no Enem costuma ser interdisciplinar, ou seja, relacionada a outros campos do conhecimento, como história, sociedade e cultura. Pensando em auxiliar os candidatos, o professor Alencar Schueroff, da Plataforma Professor Ferretto (canal on-line focado na preparação para o Enem e vestibulares), listou quatro leituras essenciais: Memórias Póstumas de Brás Cubas (de Machado de Assis), O Cortiço (de Aluísio de Azevedo), A Hora da Estrela (de Clarice Lispector) e Vidas Secas (de Graciliano Ramos).

Para estudar

Plataforma 1
Stoodi (www.stoodi.com.br)
Acesso gratuito por 14 dias a videoaulas e banco de exercícios. Cadastro gratuito, o que garante acesso às videoaulas, banco de exercícios, resumos teóricos e área de provas com questões das edições anteriores do Enem. É uma iniciativa que se chama Stoodi Portas Abertas.

Plataforma 2
Me Salva (www.mesalva.com)
É uma plataforma bastante conhecida e popular nas redes sociais. Tem bastante material gratuito relacionado ao Enem: videoaulas, provas anteriores (2009 a 2022), lista de exercícios organizada por matéria.

Plataforma 3
WQD Questões (www.wqd.com.br)
Pode filtrar as questões do Enem por ano, por área, por conteúdo. Também tem vídeo com a resolução das atividades se o aluno quiser saber como chegar à resposta certa.

YouTube
Segundo a professora da Escola de Aplicação Feevale, Ana Cândida Santos, pelo canal do Youtube há muitas aulas interessantes sobre conteúdos diversos. Inclusive, estudantes que tiraram boas notas no Enem dão dicas em seus canais. No canal @lucasfelpi, exemplifica a professora, o estudante Lucas Felpi dá dicas de como alcançou nota 1000 no Enem, como se organizar para estudar e comentar temas da redação do Enem.

Susi Mello

Entre em contato com
Susi Mello

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual