Publicidade
Notícias | Região Investigação

Donos de carros simulam roubos para aplicar o golpe do seguro em Novo Hamburgo

Uma das três falsas vítimas desmascaradas, paciente de câncer de 59 anos, confessou à Polícia Civil a invenção do assalto para ganhar indenização

Publicado em: 18.10.2023 às 18:50 Última atualização: 18.10.2023 às 19:20

Em meio aos assaltos que preocupam motoristas no Vale do Sinos, há a suspeita de uma rede que simula roubos de carros para dar o golpe do seguro. A 3ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo confirmou três casos nesta quarta-feira (18).

CARROS DE LUXO SÃO APREENDIDOS EM CASA DE MEMBRO DE FACÇÃO NO VALE DO SINOS


Imagens confirmam que EcoSport branca (detalhe) não foi roubada, mas levada por dois homens com a permissão da mulher que forjou assalto   | Jornal NH
Imagens confirmam que EcoSport branca (detalhe) não foi roubada, mas levada por dois homens com a permissão da mulher que forjou assalto Foto: Reprodução

Entre as falsas vítimas está uma aposentada de 59 anos, paciente de câncer, que pela manhã confessou a fraude. Antes de ser desmascarada, ela havia declarado à reportagem do Grupo Sinos que o ataque “foi aterrorizador” e a deixou abalada, “à base de remédios”.


Publicidade
A mulher foi à delegacia na noite do último domingo (15) e registrou que recém tinha sofrido assalto na Rua Juarez, bairro Canudos. Segundo ela, foi rendida pelo caroneiro de uma moto, às 20h30, e obrigada a entregar a EcoSport branca do marido. Relatou que estava sozinha.

VÍDEO: NOVILHO ABANDONADO POR LADRÕES ESPERA POR RESGATE DENTRO DE CARRO

No entanto, segundo o delegado da 3ª DP, Alexandre Quintão, nenhum carro saiu da casa dela naquele dia. Por meio de imagens, os policiais apuraram que a EcoSport foi levada dois dias antes, da frente da residência da aposentada, por dois homens.

Exatamente às 9h43 da sexta-feira (13). Confrontada com as contradições, ela admitiu que inventou a história. “Essa senhora disse que estava com dificuldade de pagar as parcelas da EcoSport e que queria comprar um carro menor. Confessa que registrou falsamente a ocorrência para receber o seguro”, declara o delegado.

Mais dois casos foram descobertos nesta quarta-feira

Outras duas denúncias de roubos de carro na área da 3ª DP, no conjunto de casos noticiados nesta segunda pela reportagem do Grupo Sinos, também foram apuradas pela equipe de investigação e confirmadas, na tarde desta quarta, como golpe do seguro.

Caiu por terra o roubo de uma picape Saveiro vermelha no feriado do dia 12 na Avenida dos Municípios, em Canudos. “Acabou de assumir aqui na delegacia”, salienta Quintão. O motorista, de 32 anos, havia registrado que teve a frente da Saveiro cortada por uma moto vermelha. Conforme descreveu, o condutor e o caroneiro desceram de arma em punho. O veículo é de uma indústria de componentes para calçados da cidade.

HOMEM É PRESO PERTO DE ESCOLA COM ARMA E MEIO QUILO DE DROGA

A outra fraude envolve ocorrência de roubo de um Onix vermelho na Estrada Santuário das Mães, no bairro Roselândia. A falsa vítima, também de 32 anos, disse que foi rendida pelo caroneiro de uma moto armado de pistola.

“Foi comprovado que o veículo não esteve naquela localidade e o proprietário também confessou, na data de hoje, que registrou falsamente o roubo do seu veículo no intuito de acionamento do seguro, pois o carro estava com grave problema no motor”, frisa Quintão.

Delegado revela que já tem outros suspeitos

Quintão revela que já tem suspeitos por trás das falsas vítimas, mas prefere não entrar em detalhes para não atrapalhar a investigação. “A apuração prosseguirá para responsabilizar os criminosos por diversos delitos cometidos, entre eles falsa comunicação de crime, estelionato e organização criminosa”, observa.


Publicidade
O delegado acrescenta o prejuízo da trama para o sistema de segurança pública. “Custam um grande tempo da equipe de investigação da Delegacia, provocam deslocamentos desnecessários de equipes da Brigada e da Guarda Municipal no atendimento de demandas inexistentes.”

E ressalta que o mercado também é afetado, com prejuízo ao consumidor. “O cidadão em geral tem que pagar ainda mais caro pelo seguro de seu veículo, inflacionado por atitudes como esta, que impactam também nos indicadores criminais da cidade e do Estado.”

Silvio Milani

Entre em contato com
Silvio Milani

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual