Publicidade
Notícias | Região PRIMEIRO DIA

ENEM: Estudantes canoenses têm boas expectativas para o resultado das provas

Candidatos buscam acesso à universidade por meio do Exame Nacional do Ensino Médio

Publicado em: 05.11.2023 às 17:06

O domingo (5) foi de fluxo intenso na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi considerado dentro da normalidade, porém, minutos antes do fechamento dos portões, pontualmente às 13 horas, alguns candidatos tiveram que correr para não perder a aplicação das provas de linguagens e códigos, ciências humanas e redação.

Vitor Camargo deseja cursar medicina
Vitor Camargo deseja cursar medicina Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

Vitor Camargo, de 23 anos, tenta uma vaga pela terceira vez. O jovem sonha em cursar medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). “Em setembro deixei o emprego para poder me dedicar totalmente aos estudos. Estou ansioso e confiante ao mesmo tempo. Meu foco tem sido total. Espero colher bons frutos”, avalia.

As estudantes do segundo ano do ensino médio, Bruna Caroline Silva e Isabelle Focking, estão fazendo pela primeira vez o Enem, em forma de teste. “Apesar de não ser uma prova definitiva para mim, estou nervosa. Eu foquei mais nas disciplinas que gosto, história, geografia e redação”, explica Bruna. A moradora do bairro Mathias Velho pretende cursar psicologia. “O exame vai me ajudar a identificar quais áreas necessito estudar mais.”

Bruna Silva (à esquerda) e Isabelle fizeram o Enem em forma de teste
Bruna Silva (à esquerda) e Isabelle fizeram o Enem em forma de teste Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

Isabelle sonha em ser ginecologista obstetra. Para lidar com ansiedade e conhecer melhor o estilo de prova, a estudante decidiu fazer a edição 2023 do Enem. “É um experimento. Vai me auxiliar na edição de 2024, quando for para valer. Quero tentar medicina na UFRGS [Universidade Federal do Rio Grande do Sul] ou na UFSM [Universidade Federal de Santa Maria]”, revela. A aluna da E.E.E.M. Bento Gonçalves, destaca a vontade de ser a primeira médica da família. “Meu pai estudou contabilidade e minha mãe, recursos humanos. A área da medicina me encanta. Espero alcançar o meu sonho.”

O tema da redação deste ano foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. No próximo domingo (12), os candidatos responderão questões de matemática e ciências da natureza.

 

Taís Forgearini

Entre em contato com
Taís Forgearini

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual