Publicidade
Notícias | Região FORÇAS ARMADAS

Missão Escudo-Tínia reúne militares para simulação de guerra na região; veja fotos

Treinamento tem como objetivo desenvolver exercícios conjuntos entre Força Aérea Brasileira, Exército e Marinha

Publicado em: 05.11.2023 às 12:21 Última atualização: 05.11.2023 às 16:37

Militares da Força Aérea Brasileira, Exército e Marinha participaram, neste sábado (4), de exercícios em conjunto da Escudo-Tínia 2023, em Canoas e Santa Maria.


 04/11/2023  OPERAÇÃO TINIA | Jornal NH
04/11/2023 OPERAÇÃO TINIA Foto: PAULO PIRES/GES

Ao todo, 33 aeronaves e 1200 militares fazem parte da ação. A missão iniciou no dia 30 de outubro e vai até 17 de novembro, envolvendo atividades nas Bases Aéreas dos dois municípios.

Veja vídeos

Os exercícios têm como objetivo o treinamento conjunto entre as forças armadas do Brasil, consolidando as ações e capacitando os militares para o enfrentamento de desafios que necessitem do emprego do poder militar.

Veja fotos

Dentre as atividades realizadas está o treinamento da artilharia antiaérea. Além das estratégias e objetivos das forças armadas brasileiras, os treinamentos executados seguem orientações das Nações Unidas, o que coloca o Brasil no mesmo nível de outros países, caso seja chamado para missões internacionais.


Publicidade
Diversas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB), de diferentes estados, participam desenvolvendo missões de inteligência, vigilância, reconhecimento e resgate, dentre outros exercícios simulados. Dezenas de aeronaves de caça, transporte, reconhecimento e patrulha, estão sendo utilizadas nos exercícios. Dentre elas estão o caça F-5M e o gigante, KC-390.

Neste sábado, um dos exercícios foi o lançamento de seis paraquedistas do Exército, para reconhecimento de território. O embarque dos militares aconteceu na Base Aérea de Santa Maria.

O Comandante da Base Aérea de Canoas (Baco), Coronel Aviador Marcelo Bussmann destaca a importância deste tipo de treinamento. "Aqui no Sul conseguimos ter um cenário muito bom para treinamento e adestramento dos tripulantes da Força Aérea e dos militares das demais forças, no sentido de que haja uniformidade e sincronia do desenvolvimento de missões em conjunto."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual