Oficina também é lugar de mulher

Presença feminina em empresas de reparação automotiva não é novidade e vem crescendo a cada dia

Francine Silva

Conteúdo Especial | Núcleo 360

O serviço braçal, que exige mais força, ainda pode ser feito — em sua maioria — por homens, mas a realidade de uma oficina mecânica passa, também, pelas mãos das mulheres. Isso porque a presença feminina em empresas de reparação automotiva não é novidade e vem crescendo a cada dia. Para Karine Quinjalmo, filha e irmã de mecânicos, a oficina da família sempre contou com o apoio e o olhar atento de sua mãe. “E foi assim que iniciei nesse meio ainda aos 13 anos”, conta. Hoje, ela é conhecida como a “rainha das oficinas”.

Especialista em números, ela sabe dizer exatamente os custos e a produtividade de uma oficina. “É um mercado mais masculino, em relação à produção do serviço. Mas, assim como todas as empresas pequenas e familiares, sempre tem, na retaguarda, um braço direito. E normalmente esse braço é alguém da família: uma esposa, uma filha, uma irmã”, observa.

E é sobre esse universo — e tudo o que envolve o setor de autopeças e reparação automotiva — que ocorre, na próxima semana, a 5ª edição da Reparasul. Já tradicional entre os profissionais, a feira será de 15 a 18 de novembro nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, e deve atrair mais de 10 mil pessoas. “Trata-se de uma feira que foi construída com apoio de diversas entidades e associações importantes do setor no Estado. Além de novidades de mais de 70 expositores, o público terá a oportunidade de adquirir conhecimento através das palestras e da Oficina Modelo”, conta André Macedo, coordenador da feira.

História familiar e muita dedicação aos números

Karine Quinjalmo

Com o pai e os irmãos mecânicos, a infância de Karine Quinjalmo sempre foi envolta de carros, motores e ferramentas. Aos 13 anos, já começou a atuar na oficina da família, que contava também o apoio da matriarca, que respondia pelos papéis e demais burocracias. E foi crescendo nesse meio que Karine viu no setor de reparação de veículos um ramo promissor para o futuro — não só dela própria, mas da família. Tanto é que, em 2024, a empresa familiar completa 40 anos. “Deixou de ser um trabalho marginalizado, um quebra-galho ou um serviço autônomo e está virando, sim, negócios grandes”, avalia.

E foi com os dois pés fincados na oficina, mas com o olhar mirando o horizonte que Karine se transformou na “rainha das oficinas”. Isso porque ela leva seu conhecimento em gestão, custos e produtividade para outras empresas — auxiliando pequenas oficinas a crescerem e se profissionalizarem. “Foram as dificuldades da minha própria família em relação a tocar uma empresa familiar que me despertou para trabalhar nessa área. E eu vi que é, sim, um mercado interessante economicamente e que é possível viver dele”, conta.

Além de auxiliar sua própria família, Karine também atua como consultora e está à frente da Oficina Mais Sistemas de Gestão, que desenvolve soluções pensadas no segmento. Presença confirmada na Reparasul, Karine vai mediar um painel sobre os desafios e as oportunidades de oficinas especializadas em preparação, customização, câmbios, motores, ar condicionado, under car, diagnósticos, funilaria e revisões. O encontro está dentro da programação Arena do Conhecimento, cuja primeira palestra é sobre liderança feminina nas oficinas, com a fundadora do Instituto MV8 e proprietária da Paiva Car, Eva Paiva.

Agende-se

O quê: 5ª Reparasul – Feira de Autopeças e Reparação Automotiva

Quando: 15 a 18 de novembro

Horário: de quarta a sexta-feira, das 15 às 22 horas; e sábado, das 9 às 18 horas

Onde: Fenac, em Novo Hamburgo

Credenciamento: entrada gratuita mediante credenciamento através do site www.reparasul.com.br. A feira é destinada aos profissionais do setor. É proibida a entrada de menores de 14 anos

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
Educação infantil

Duas décadas de dedicação ao acolhimento para uma educação inovadora

Região
Destaque

Duas décadas auxiliando as famílias a enfrentarem o luto

Região
Sul Beleza

Arte drag e o manifesto pela liberdade

Região
PLANETA AGRADECE

Essenciais na produção de alimentos, abelhas-sem-ferrão precisam ser protegidas

Região
Botão de Assistente virtual