Publicidade
Notícias | Região Campeão

Um canoense conquista o Pan-Americano de Snooker

Jonas Luz é o primeiro esportista gaúcho a ganhar a competição

Publicado em: 07.11.2023 às 09:37

Das brincadeiras na infância em uma mesa de sinuca no bar da família, até as mesas profissionais de snooker ao lado dos melhores jogadores do país e do mundo. Esta é a trajetória do canoense Jonas Luz, de 37 anos, atual campeão Pan-Americano de Snooker, título que ganhou recentemente, se consagrando o primeiro gaúcho a conquistar o título.

 Jonas terá a oportunidade de treinar na Inglaterra
Jonas terá a oportunidade de treinar na Inglaterra Foto: PAULO PIRES /GES

Pela primeira vez esta competição foi disputada no Brasil, e aconteceu de 22 a 25 de outubro, no Iate Club do Rio de Janeiro, contando com a participação de jogadores do Brasil, Canadá, Estados Unidos e México.

Com o título, Jonas ganhou a oportunidade de ir para Sheffield, na Inglaterra, para disputar durante dois anos, como atleta profissional de sinuca, o circuito mundial. É a maior e mais renomada competição da categoria, e é organizada pela World Professional Billiards and Snooker Association - WPBSA (Associação Mundial Profissional de Bilhar e Snooker), maior entidade do esporte.

Superação

Para Jonas, todas estas novidades ainda causam um pouco de espanto, já que ele via a atividade mais como lazer e algo para aliviar a mente. "Foi a primeira vez que disputei o pan-americano e, com certeza, eu não era um dos favoritos. Mas consegui superar grandes nomes do Brasil como o Rafael Gusso na semifinal e o Fábio Luersen, que eu venci na final."

A conquista fez com que o gaúcho passasse a ver o esporte como algo mais profissional. "Vi que tenho potencial e agora meu objetivo é conseguir ir para a Inglaterra, treinar entre os melhores e colocar o nome do Brasil no topo deste esporte."

 

Em busca de patrocinadores

Para conquistar o sonho de se profissionalizar, Jonas precisa agora conseguir patrocínio para se manter durante dois anos na Inglaterra. "A premiação me deu a oportunidade de morar lá e disputar o circuito mundial como atleta profissional, mas preciso custear hospedagem, alimentação, transporte, passagens e tudo mais."

Toda ajuda neste momento é bem-vinda, já que os custos são altos. O embarque está previsto para junho de 2024. "Até lá, estou em busca de empresas ou pessoas que acreditem no meu potencial e que queiram auxiliar com patrocínio."

Acompanhar a trajetória de Jonas e as competições, bem como entrar em contato com o esportista, pode ser através de suas redes sociais no @jonasluz85, pelo Instagram e Facebook.

 

Oportunidade de estar entre os melhores é o grande desafio

Viver deste esporte ainda não é a realidade de Jonas, que divide o tempo entre os treinos, trabalho e em casa, ajudando a esposa Katerine, nos cuidados da filha Adele, de apenas três meses. Mas a vitória no Rio de Janeiro e a oportunidade de se profissionalizar é algo que Jonas não quer deixar passar. Meu objetivo é ir para lá, treinar bastante, tentar evoluir tecnicamente o mais rápido que puder, ao ponto de disputar torneios e ter retorno financeiro. Assim conseguirei me manter financeiramente, sem depender de patrocínio. E além disso, estar entre os melhores 64 atletas mundiais."

Jonas disputa na chamada Sinuca Inglesa, jogada com 15 bolas vermelhas e outras seis bolas coloridas. Cada bola tem uma pontuação diferente e ganha o jogo quem fizer o maior número de pontos. A mesa de snooker mede 3.82x2.04m, sendo maior que uma mesa de bilhar, a mais popular. Atualmente Jonas treina no Match Snooker e tem como mestre o campeão Gaúcho, Jovane Silveira Alves.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual