Publicidade
Notícias | Região Trabalho

Curso gratuito visa elaboração de currículos

Oficina de Currículo e Entrevista de Emprego está com inscrições

Publicado em: 17.11.2023 às 13:51 Última atualização: 17.11.2023 às 13:53

Com a chegada do final do ano aumentam as vagas de trabalho, principalmente no comércio, que fica aquecido com as vendas de Natal. Para orientar os candidatos que buscam a recolocação no mercado de trabalho ou a primeira oportunidade de emprego, será realizada a primeira Oficina de Currículo e Entrevista de Emprego. A capacitação é gratuita e acontece nos dias 27 e 29 deste mês, das 9 horas às 11h30, no Auditório Sady Schivitz, da Prefeitura, na rua Quinze de Janeiro, 11, Centro.


A formação foi idealizada a partir da constatação de que, muitas vezes, a busca por uma oportunidade acaba esbarrando no currículo. A falta de objetivo profissional, dados pessoais incompletos, erros gramaticais e a colocação de informações falsas, por exemplo, podem fazer com que o avaliador descarte o candidato, antes mesmo de chamar para uma primeira conversa.

A diretora de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), Gislaine Silveira explica que os participantes serão orientados sobre como elaborar currículos com mais qualidade e efetividade. Também receberão sugestões de técnicas e postura para o momento da entrevista. "Tudo no intuito de que o candidato se sinta mais seguro e confiante no momento das seleções de trabalho."

Ao todo serão disponibilizadas cem vagas e a inscrição é feita de maneira online no site da prefeitura de Canoas, mediante preenchimento de um formulário. Durante o curso os participantes terão acesso às vagas de trabalho disponíveis na região.

 

Desinformação
Gislaine observa que, muitas vezes, os currículos têm informações falsas, como indicar a formação maior do que a que o candidato realmente tem ou experiências inexistentes. “Às vezes a angústia para conseguir o trabalho leva o candidato a colocar inverdades no currículo. Mas isso não adianta pois, no momento da contratação, essas informações terão que ser comprovadas com documentação”, explica.

Outras vezes os currículos não são bem construídos por falta orientação aos candidatos. “Queremos passar estas orientações para que os currículos sejam mais objetivos, que as informações sejam fiéis e que, de fato, resultem na efetivação do emprego.”

 

Primeiro emprego
A diretora, que também é responsável pela gestão do Banco de Oportunidades e pelo Feirão de Emprego, enfatiza que, mesmo quem nunca trabalhou, deve fazer o currículo. Nestes casos, além de informações pessoais, são evidenciados cursos e certificações.

 

Banco de Oportunidades
Na próxima quarta-feira (22) acontece mais uma edição do Feirão de Emprego. A atividade será na Subprefeitura Nordeste, localizada na avenida Boqueirão, 3166, no bairro Estância Velha. A feira acontece das 9 horas às 12 horas. Além do recebimento de currículos, os candidatos poderão esclarecer dúvidas e receber dicas sobre a confecção do currículo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual