Publicidade
Notícias | Região CHECAGEM

É falso que subestação em Nova Santa Rita corre risco de ser desligada; veja o que diz a Eletrosul

Imagem que circula nas redes sociais não corresponde à situação desta quarta-feira

Publicado em: 22.11.2023 às 12:14

Uma mensagem que circula nas redes sociais sobre o desligamento da Subestação da Eletrosul, localizada em Nova Santa Rita, é falsa. A imagem do pátio da instalação alagado não corresponde à atual situação. A foto que está sendo divulgada (abaixo) foi feita na segunda-feira (20), após a forte chuva do fim de semana na região. Na manhã desta quarta-feira (22), a reportagem do Grupo Sinos esteve no local e constatou que não há mais alagamentos.

Subestação de Nova Santa Rita na manhã desta quarta-feira
Subestação de Nova Santa Rita na manhã desta quarta-feira Foto: Leandro Domingos/GES-Especial

A Eletrosul esclarece que não há risco de desabastecimento de energia elétrica em nenhuma das regiões atendidas no Estado. Leia o posicionamento completo:

“Neste momento, não há registro de alagamento no pátio da Subestação Nova Santa. O empreendimento segue operando normalmente dentro dos patamares de segurança.

A Subestação Nova Santa Rita, localizada na região Metropolitana de Porto Alegre, de propriedade da Eletrobras CGT Eletrosul, segue operando dentro dos patamares de segurança, a partir da gestão remota do Centro de Operação do Sistema Elétrico da companhia, em Florianópolis (SC), em consonância com os parâmetros, diretrizes técnicas e procedimentos de rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Em razão do transbordamento histórico do rio Caí, na segunda-feira (20), foi registrado alagamento do pátio da subestação, sem comprometimento à operação e com a manutenção em prontidão permanente.

A empresa monitora em tempo real a situação e observou a redução gradativa do nível das águas a partir da tarde do dia 20. Neste momento, não há registro de alagamento no pátio da Subestação Nova Santa. O empreendimento segue operando normalmente dentro dos patamares de segurança.”

Abastecimento de energia

O prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, desmente mais uma desinformação que circulam em grupos de WhatsApp. “A energia elétrica do nosso município é fornecida pela subestação da Rio Grande Energia (RGE), localizada em Canoas. Também não recebemos da RGE nenhum comunicado de suspensão de energia elétrica”, enfatiza.

Taís Forgearini

Entre em contato com
Taís Forgearini

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual