Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Grupo Gamp

Quarto suspeito em fraudes na saúde de Canoas se apresenta ao MP

Outros três foram presos na operação que ocorreu na quinta feira, suspeitos de desvios milionários

Publicado em: 07.12.2018 às 18:56 Última atualização: 07.12.2018 às 18:59

Apresentou-se ao Ministério Público nesta sexta-feira (7) o quarto suspeito com prisão preventiva decretada em função das fraudes cometidas pelo grupo Gamp à Saúde de Canoas. Diego Bastos foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Canoas, onde está o apontado como mentor do esquema, o médico Cassio Souto Santos.

A atual presidente Michele Aparecida da Câmara Rosin segue na Penitenciária Feminina de Guaíba, enquanto que Marcelo Bósio, secretário de saúde de Canoas em 2016, continua no sistema penitenciário estadual de São Paulo. O pedido de liminar em ação civil pública para que seja decretada uma intervenção municipal nos locais administrados atualmente pelo Gamp aguarda apreciação do Judiciário.

Diego Bastos já foi superintendente regional do Gamp. Assim como quase todos os suspeitos que faziam parte da direção do grupo, tinha também uma empresa que era subcontratada pelo Gamp.

Afastamento de dirigentes do Gamp

 

A Justiça de Canoas deferiu os pedidos liminares em ação civil pública ajuizada pelo MP para determinar o imediato afastamento de todos os dirigentes do Gamp da gestão das unidades de saúde de Canoas compreendidas nos Termos de Fomento 01/2016 e 02/2016, sem direito à remuneração proveniente de verbas públicas dos contratos durante o período de afastamento.

O juízo determinou também que Canoas assuma, imediatamente, a gestão das unidades de saúde no município pelo prazo de 180 dias, com envio mensal de relatório dos atos e atividades desenvolvidos e gastos realizados no exercício da gestão (indicação do responsável direto pela gestão, gastos, empenhos). Também determinou a proibição de novas contratações entre o Gamp e os entes públicos da esfera municipal, sob pena de responsabilização dos envolvidos. As medidas devem ser cumpridas em regime de plantão.

 

Fonte: Ministério Público do Rio Grande do Sul

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual