Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul

Já são cinco mil na Fronteira Oeste que deixaram o lar devido a temporais

Alegrete é o município mais atingido, com 2940 pessoas desalojadas e 1369 desabrigadas

Publicado em: 14.01.2019 às 16:14 Última atualização: 14.01.2019 às 16:26

Foto por: Prefeitura de Alegrete
Descrição da foto: Moradores de Alegrete estão sendo abrigados no Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha
Apesar de as chuvas intensas terem enfraquecido durante o final de semana na Fronteira Oeste, o número de pessoas que precisaram deixar o lar em razão dos temporais aumentou. O último boletim da Defesa Civil do Estado, divulgado no final da manhã desta segunda-feira (14), informa que são 5075 entre desalojados e desabrigados. Dos 15 municípios atingidos, 11 decretaram situação de emergência.

Segundo dados oficiais, são duas mortes confirmadas até o momento, uma em Alegrete e outra em Santana da Boa Vista. Alegrete, aliás, é o município mais atingido, com 2940 pessoas desalojadas e 1369 desabrigadas, alocadas no Ginásio Osvaldo aranha e Parque de Exposição. Foi montado acampamento de emergência com 25 barracas, sendo que cada unidade consegue abrigar uma família de seis pessoas. Parte da cidade ainda segue sem abastecimento de água normalizado pela Corsan.

A prefeitura de Alegrete realizou um balanço em que 798 pessoas que foram atingidas pela enxurrada e o vendaval permaneceram em suas casas. O Rio Ibirapuitã continuava baixando no domingo (13), registrando a marca de 12 metros acima de seu nível normal. A solidariedade tem sido exemplo. Numa contagem realizada até sábado (12), mais de 19 toneladas de alimentos já tinham sido doados.

Previsão de chuva para a semana


O boletim meteorológico divulgado nesta segunda, pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, destaca que a umidade que vem do Norte e um sistema de baixa pressão entre Argentina e Paraguai, somado a instabilidades que predominam em diversos níveis da atmosfera, mantêm as condições para pancadas de chuva com trovoadas entre o período da tarde e da noite desta segunda no Rio Grande do Sul.

De acordo com especialistas, as pancadas de chuva com trovoadas ganham intensidade na terça-feira (15). Uma frente fria começa a se formar no fim do dia entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul e intensifica a chuva com condição para temporais que podem ocorrer entre a noite e a próxima madrugada. As temperaturas seguem elevadas.

Na quarta-feira (16), a frente fria mantém as pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com risco para acumulados elevados nas áreas de fronteira. Os temporais podem ocorrer também nas demais regiões, mas de forma mais localizada. A tendência para os próximos dias segue de chuva no estado. Somente na última semana de janeiro é que as instabilidades perdem força e o tempo tende a ficar mais firme.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.