Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Diário Oficial da União

Edital para privatização da Trensurb deve sair só no primeiro semestre de 2021

A empresa é responsável pela operação de uma linha de trens que soma 43,8 quilômetros e vai de Porto Alegre a Novo Hamburgo

Publicado em: 24.06.2019 às 11:28 Última atualização: 24.06.2019 às 11:38

Foto por: Felipe Nabinger/GES-Especial
Descrição da foto: Estação do Trensurb: ao todo são 22 estações entre Porto Alegre e Novo Hamburgo
Foi divulgado nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União o ano de publicação do edital para privatização da Trensurb. De acordo com o documento, a publicação do edital deverá ocorrer no primeiro semestre de 2021 e o leilão no segundo semestre do mesmo ano. No início de maio o governo federal anunciou que a Trensurb entraria para a lista de privatizações previstas.

De acordo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência República, o leilão da Trensurb faz parte do Programa Nacional de Desestatização (PND) e a decisão se baseou, entre outros motivos,  na "importância de ampliar as necessidades de investimentos e emprego no País e de estimular o crescimento da economia por meio de ações que ampliem e melhorem a infraestrutura e os serviços voltados para a população."



Atualmente, a empresa é responsável pela operação de uma linha de trens urbanos que soma 43,8 quilômetros e vai de Porto Alegre a Novo Hamburgo, passando por outras quatro cidades da região metropolitana. Ao todo, são 22 estações mantidas pela Trensurb.

Além da Trensurb, fazem parte do pacote rodovias, ferrovias, portos, hidrovias, aeroportos, linhas de transmissão e reservas de petróleo e gás.

Na área do transporte público, também foi divulgado hoje, a possível data do leilão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que atua em Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal. A  publicação do edital para o leilão da CBTU está prevista para o segundo semestre de 2021, com o leilão previsto para o primeiro semestre de 2022. 

A expectativa do governo federal é de que as privatizações resultem, nos próximos dez anos, em investimentos de até R$ 1,57 trilhão. O PPI foi criado por meio de lei em 2016, durante o governo Michel Temer.

 

*Com informações da Agência Brasil

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.