Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Economia

PIB do Estado registra crescimento de 0,9% no primeiro trimestre do ano

Os segmentos do atacado e do varejo vêm com variações positivas desde o fim de 2017

Publicado em: 01.08.2019 às 20:05 Última atualização: 01.08.2019 às 20:08

Apesar de sentir os efeitos da baixa atividade da economia brasileira, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul fechou o primeiro trimestre de 2019 com variação positiva de 0,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado. É o terceiro trimestre seguido em que o PIB gaúcho apresenta desempenho acima da média do País, conforme estimativas do relatório elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado nesta quinta-feira (1º) pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). O PIB do Brasil teve crescimento de 0,5% neste intervalo.

Segundo a Seplag, o desempenho nos primeiros três meses do ano teve como destaque a atividade industrial (+ 5,6%) e do comércio (+3,3%). Mesmo sob efeito do cenário nacional, no qual a esperada retomada pós-recessão está cada vez mais lenta, os dois setores apresentam uma sequência de desempenho acima de outras áreas. Os segmentos do atacado e do varejo vêm com variações positivas desde o fim de 2017, enquanto a indústria registra crescimento desde o terceiro trimestre do ano passado, após sofrer os impactos da crise iniciada em 2014.

O setor agropecuário desta vez recuou -4,4%, segundo estimativas da Fipe, além dos -2,3% registrados no último trimestre de 2018. Também no vermelho há mais de um ano, o PIB dos serviços seguiu no primeiro trimestre de 2019 patinando (-0,4%). A construção civil, depois de quatro trimestres com números positivos, teve queda acentuada no último período: -3,8%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.