Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Tecnologia

Inova.RS contempla região em dois ''ecossistemas'' de desenvolvimento

Programa lançado ontem prevê fortalecer vocações locais em tecnologia

Publicado em: 23.08.2019 às 03:00 Última atualização: 23.08.2019 às 08:20

Foto por: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Descrição da foto: Luís Lamb: "mundo mudou"

Lançado na tarde de ontem, com o objetivo de incluir o Estado no mapa global da inovação, o INOVA.RS é a primeira iniciativa da atual gestão em prol da inovação tecnológica e faz parte da agenda de desenvolvimento proposta pelo governador Eduardo Leite. O programa busca construir parcerias estratégicas entre quatro eixos: sociedade civil organizada, setor empresarial, comunidade acadêmica e governo.

O território estadual foi dividido em oito regiões, chamadas ecossistemas. Os municípios da área de abrangência do Jornal NH estão em dois deles: região metropolitana e litoral norte; e Serra e Hortênsias. A estratégia é fortalecer as atividades empreendedoras mais vocacionadas de cada área, atraindo e retendo empreendedores, negócios e investimentos com base na tecnologia e no conhecimento. Os outros ecossistemas são Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; e Dos Vales. As cidades componentes de cada uma não foram citadas, segundo a assessoria da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), estrategicamente. A ideia é que os municípios interessados procurem a pasta.

Criação de comitês

A metodologia prevê a criação de comitês estratégico e técnico para cada ecossistema de inovação, inclusive com bolsistas remunerados pelo Estado, que farão o mapeamento regional, para diagnosticar a vocação e a realidade de cada núcleo.

De acordo com o titular da SICT, Luís Lamb, a ideia é conectar o RS para que, até 2030, o Estado seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local. "O mundo mudou muito. Se no passado medíamos riqueza em barris de petróleo, hoje, medimos em tecnologia", destacou o secretário.

Inspiração internacional

Inspirada por em projetos como o 22@barcelona, que provocou uma revolução urbana do distrito e a criação de uma zona de atividades econômicas diversas na cidade espanhola, e o Ruta N, em Medellín, que mudou o cenário da cidade colombiana, o programa foi desenvolvido com auxílio de representantes de universidades, parques, polos tecnológicos e o setor empresarial de diferentes regiões. Para o primeiro ano de atuação da rede que compõe o INOVA.RS, estão previstos treinamos para qualificar os envolvidos e o lançamento da Mesa, composta por cidadãos, empresas, universidades e governo, que definirão os projetos prioritários de cada região. "O INOVA.RS vem para conectar de forma regionalizada os diversos atores, para darmos o suporte necessário enquanto governo, e estimular a sinergia em nível local em prol do desenvolvimento baseado na inovação", garantiu o governador Eduardo Leite.

Objetivos do programa

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.