Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Porto Alegre

AL deve votar hoje fim da aposentadoria especial de deputados estaduais

Dois projetos de lei que discutem o tema foram negociados na reunião de líderes desta tarde

Publicado em: 03.09.2019 às 13:46 Última atualização: 03.09.2019 às 13:49

Foto por: Michael Paz/ ALRS
Descrição da foto: Reunião de líderes coordenada pelo presidente da Casa, deputado Luís Augusto Lara (PTB), definiu pauta de votação desta terça-feira
A Assembleia Legislativa deve votar nesta terça-feira (3) dois projetos de lei que preveem a extinção do Plano de Seguridade Social dos Parlamentares da ALRS, a chamada aposentadoria especial. Um dos projetos é da Mesa e outro da deputada Any Ortiz (PPS). A definição da pauta de votações, que deve considerar outros 11 projetos, ocorreu no começo da tarde, durante reunião de líderes, coordenada pelo deputado Luís Augusto Lara (PTB), presidente da Casa.

Criado em 2014, o Plano de Seguridade Social dos Parlamentares da ALRS diz que deputados com 36 anos de mandato e com idade de 60 anos terão direito a receber a aposentadoria integral, ou seja, o mesmo subsídio do deputado no mandato, enquanto o INSS assegura no máximo, hoje, R$ 5.645,00 para o trabalhador. Também existe a possibilidade do parlamentar requerer a aposentadoria proporcional ao tempo de mandato, onde cada ano corresponde a 1/35 do salário de deputado estadual. Por exemplo, com dois mandatos, o deputado já recebe mais do que o teto pago pelo INSS.

Questionada no STF

A aposentadoria especial dos deputados gaúchos também é questionada no Supremo Tribunal Federal através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. A Procuradoria-Geral da República afirma que o legislador estadual não tem competência para criar o seu benefício previdenciário. Mesmo assim, o Plano de Seguridade segue valendo na Assembleia Legislativa.

"Não podemos manter ilhas de privilégios. Tenho certeza que, assim como no projeto que terminou com a pensão vitalícia dos ex-governadores, a sociedade gaúcha também vai apoiar essa iniciativa", defende Any Ortiz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.