Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Ensino

Por maioria, Assembleia Legislativa aprova projeto das escolas cívico-militares

Escola Alexandre Zattera, de Caxias do Sul, e Carlos Drummond de Andrade, de Alvorada, serão as duas primeiras instituições nos moldes

Publicado em: 20.11.2019 às 13:45

Ten-Cel Zucco Deputado Estadual "Hoje nós temos, só na Câmara dos Deputados, mais de 26 partidos. É ou não é uma balcão de negócios?" Foto: Inezio Machado
Por 41 votos a 8 o plenário da Assembleia Legislativa aprovou esta tarde da terça-feira (19) o projeto de lei 331/2019 do deputado Tenente-Coronel Zucco que cria no Rio Grande do Sul as escolas cívico-militares. Servidores da reserva da Brigada Militar e das Forças Armadas poderão trabalhar como monitores nas escolas públicas municipais e estaduais Estado, sejam participantes ou não do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação (MEC).

As escolas de Ensino Médio Alexandre Zattera, de Caxias do Sul, e Carlos Drummond de Andrade, de Alvorada, são os estabelecimentos administradas pelo Estado do Rio Grande do Sul que estão oficialmente enquadradas nas cívico-militares do Ministério da Educação. A comunidade escolar votou e aprovou a inserção delas no programa, que passará a ser adotado a partir de 2020. As despesas dessas serão pagas pelo governo federal.

Segundo a proposta aprovada, a função de monitoria compreende as atividades externas à sala de aula, atuando preventivamente na identificação de problemas que possam influenciar no aprendizado e convivência social do cidadão em desenvolvimento, promovendo condições que permitam um ambiente adequado e facilitador para a aquisição de conhecimentos e o seu desenvolvimento com base nos valores permanentes da identidade nacional e das virtudes da vida em sociedade.

“Trata-se de uma excelente notícia para pais, alunos, professores e funcionários das escolas que a partir de agora contarão com a presença de profissionais experientes, da sala de aula para fora, que certamente irão inibir a ocorrência de delitos como tráfico de drogas e de violência”, afirmou Zucco.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.