Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul

Calor pode bater recordes históricos de temperatura no Estado

Segundo a MetSul Meteorologia, hoje tem início uma sequência de dias onde a máxima deve ficar em torno de 40ºC; até a próxima terça, os termômetros podem até passar desta marca

Publicado em: 25.12.2019 às 12:27 Última atualização: 26.12.2019 às 06:55

O Rio Grande do Sul experimentará nos próximos dias uma sequência de dias com marcas ao redor e acima de 40ºC. Segundo a MetSul Meteorologia, nesta quarta-feria (25), tem início uma sequência de dias onde a máxima deve ficar em torno de 40ºC. Até a próxima terça-feira (31), os termômetros podem até passar desta marca. 



"Alguns dados chegam a sugerir a possibilidade de quebra do recorde oficial de máxima absoluta de Porto Alegre de 1° de janeiro de 1943 de 40,7°C. Em 6 de fevereiro de 2014, no dia mais quente desde 1943, Porto Alegre teve 40,6°C. Foi a única vez desde a abertura da estação no Jardim Botânico na década de 70, logo em meio século, que a temperatura superou 40°C no local", informou a MetSul.


Dias serão de quase 40ºC em Novo Hamburgo Foto: GES

Calor das madrugadas

A partir desta quinta-feira (26) as noites serão quentes, com mínimas acima dos 20ºC.

 

'Chuva escassa', alerta MetSul

De acordo com informações da MetSul, a sequência de dias quentes será proporcionada pelo predomínio do tempo firme com sol. "Em alguns momentos, devido ao intenso calor, nuvens se formam, sobretudo em horas da tarde que são as mais quentes do dia e favorecem movimentos ascendentes na atmosfera. Nos próximos dias, com o aumento da umidade e das taxas de instabilidade, não se pode afastar chuva localizada no Estado, principalmente no Centro, Oeste e Sul gaúcho. Chuva muito irregular e isolada que não chega a afetar todos os pontos", explicam os meteorologistas.

 

Cuidados no calor

"Será necessário se hidratar muito e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia. A alta temperatura pode trazer o que se chama de choque de calor que, em alguns casos, pode ser até fatal", alerta. É indicado cuidado especial com idosos, além dos animais domésticos.

A persistência do tempo seco associada ao quadro de chuva abaixo da média nas últimas semanas eleva muito o risco de incêndio em vegetação. Por isso, a MetSul adverte que neste período muito quente deve se evitar o fogo como queima de lixo ou um simples gesto de não se jogar bituca de cigarro às margens de rodovias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.