Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Fique atento!

Onda de calor traz riscos à saúde e também de incêndios; veja como se proteger

Temperaturas podem passar dos 40 graus nos próximos dias

Publicado em: 26.12.2019 às 14:07 Última atualização: 26.12.2019 às 14:35

Tomar água é fundamental para evitar a desidratação nos dias quentes e secos Foto: Adobe Stock
A onda de calor extremo que atinge o Rio Grande do Sul, com temperaturas que podem alcançar os 43 graus nos próximos dias, traz riscos à saúde e também ao meio ambiente. O clima seco e quente propicia queimadas em vegetações, além de problemas na rede elétrica. A previsão da MetSul Meteorologia é de que as temperaturas sigam acima do normal até o dia 31 de dezembro, véspera da virada. 

Nesta época quente, há o aumento de outros perigos, como a proliferação da aranha-marrom dentro das casas, e também de mosquitos, cobras e escorpiões, que buscam locais mais frescos para se proteger.

Piscinas, mar e rios são convidativos durante o calor, com isso, o risco de afogamentos aumenta nesta época, acesse aqui algumas recomendações para aproveitar a água em segurança com as crianças. 

Veja abaixo outras dicas para se proteger das ameaças do calor:

Saúde

Durante a sequência de dias tórridos, será necessário se hidratar muito e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia. A alta temperatura pode trazer o que se chama de choque de calor que, em alguns casos, pode ser até fatal. O cuidado com os idosos e bebês deve ser redobrado. Animais domésticos também merecem atenção sob calor extremo. Veja aqui mais algumas dicas de cuidados no verão.

Incêndios

A persistência do tempo seco associada ao quadro de chuva abaixo da média nas últimas semanas eleva muito o risco de incêndio em vegetação. A temperatura bastante elevada com forte insolação trará um risco muito alto a extremo de incêndios. Por isso, a MetSul adverte que neste período muito quente deve se evitar o fogo como queima de lixo ou um simples gesto de não se jogar bitucas de cigarro às margens de rodovias. Neste link, veja algumas informações para evitar as queimadas.

Problemas na rede elétrica e nos trilhos dos trens

O calor ainda pode gerar problemas na rede elétrica com cortes de energia e será preciso muito cuidado com aviários ante o risco de mortes de animais. Infraestrutura como trens e aeroportos podem ter transtornos pela dilatação de trilhos (caso do Trensurb) e necessidade de resfriamento da pista com água em caso de aeródromos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.