Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Só em 2020

Sancionada, lei que proíbe fogos de artifício com barulho depende de regulamentação

Medida que veta que artefatos emitam som acima de 100 decibéis a 100 metros da soltura deve entrar em vigor somente no início de fevereiro

Por Juliana Flor
Publicado em: 26.12.2019 às 16:04

Fogos de artifício não poderão passar dos 100 decibéis no Rio Grande do Sul Foto: Truk/Pixabay
Para que efetivamente entre em vigor, a lei que proíbe fogos de artifício com barulho (Lei Nº 15.366/2019) ainda depende de regulamentação. Sancionada pelo governador Eduardo Leite em 6 de novembro, não foi neste Natal que a medida não teve efeito, já que o Estado tem 90 dias, após a publicação no Diário Oficial, para finalizar a norma.

A regra estabelece que o som emitido pelos artefatos não ultrapasse o limite de 100 decibéis a uma distância de 100 metros de sua soltura. A proposta inicial era de que os fogos não emitissem nenhum tipo de som, contudo, uma emenda aprovada pela Assembleia Legislativa alterou o projeto. O descumprimento deve gerar multa, cujos valores serão destinados para o Fundo Estadual de Saúde.

Entre os dias 24 e 25, os estampidos seguiram causando desconforto a animais, crianças autistas, idosos e enfermos, o que deve se repetir na virada deste ano, entre os dias 31 e 1º. O projeto de lei (PL) é de autoria da deputada Luciana Genro (PSOL).

Regulamentação

A regulamentação definirá como será feita a fiscalização e para quem deverá ser feita a denúncia em caso de descumprimento da lei. A responsabilidade pela elaboração das normas é do governo do Estado.

O que diz o governo do Estado

A comunicação da Casa Civil afirma que a regulamentação está em fase de estudo técnico e que não tem uma data definida para ser finalizada, o que deve acontecer dentro de 90 dias, iniciado em 6 de novembro. O prazo expira no início de fevereiro de 2020.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.