Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Saúde

Ministério da Saúde confirma envio de 41 mil doses de vacina pentavalente ao Estado

A última remessa que chegou ao Rio Grande do Sul foi no dia 24 de outubro

Publicado em: 08.01.2020 às 17:52 Última atualização: 08.01.2020 às 18:07

Pentavalente combate doenças como hepatite B Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (8), para a Secretaria da Saúde (SES) o envio de 41 mil doses da vacina pentavalente para o Estado, em caráter emergencial. O Rio Grande do Sul, assim como os demais estados, enfrenta um desabastecimento da vacina. A última remessa que chegou ao Estado foi no dia 24 de outubro, e corresponde a 50% das doses previstas para o período.

 

A vacina passou por um período de indisponibilidade na rede devido a um desvio de qualidade identificado na sua produção por parte do laboratório Biological E. Recentemente, foram recebidas doses da vacina penta que se encontravam em processo de liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para então passarem por testes de qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Após a liberação pelo controle de qualidade, a vacina começa a ser distribuída para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A pentavalente protege as crianças contra difteria, tétano, coqueluche (pertussis), hepatite B (recombinante) e meningite por Haemophilus influenzae B e está indicada no esquema de três doses para menores de um ano de idade, sendo administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Em Novo Hamburgo, o responsável pelo setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Edson Silva, destaca que a última remessa recebida no Município foi no dia 29 de outubro. "O ideal é que essa vacina seja feita ainda no primeiro ano de vida da criança. Caso isso não ocorra, no entanto, a dose deve ser administrada até os 6 anos, com espaçamento de 2 meses. O retorno que recebemos é de que a vacina chegaria ao município até o final deste mês". 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.