Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul APAGÃO

Monitor do ONS registrou redução de carga no Sul do Brasil às 15h43

Operador Nacional do Sistema Elétrico ainda não apontou se problema é apenas local ou não

Publicado em: 15.01.2020 às 16:58 Última atualização: 15.01.2020 às 17:04

Monitor do ONS registrou redução de carga no Sul do Brasil às 15h43 Foto: Reprodução
O monitor em tempo real do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou uma redução repentina na demanda por energia no Sul do Brasil no meio da tarde desta quarta-feira (15). Faltou luz em dezenas de municípios gaúchos, inclusive Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo.

Às 15h42, o monitor do ONS registrava carga de 17,1 mil Megawatt (MW) nos três estados do Sul do Brasil. Um minuto depois a carga em uso na região caiu para 14,7 MW, uma diferença de 2,4 MW. Em alguns minutos a demanda volta a subir, comprovando relatos de que em muitos pontos a queda de energia foi repentina. Em outros pontos ainda falta energia. O monitor do ONS apontava, às 16h46, que a carga em uso no Sul do Brasil ainda não havia sido normalizada.

Segundo a CEEE, uma instabilidade no sistema elétrico (fora da área de atuação da CEEE) afetou a transmissão de energia em diversos pontos do Estado. A CEEE-GT (que entrega energia às distribuidoras) está concluindo a recomposição das suas subestações e apurando a abrangência.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.