Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Energia

Coincidência ou não, apagão acontece no mesmo dia de queda de avião em rede de alta tensão

CEEE diz que causa foi problema em rede na Reserva do Taim

Publicado em: 16.01.2020 às 10:55 Última atualização: 16.01.2020 às 14:57

Apagão deixa municípios da região às escuras Foto: Inezio Machado/GES

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ainda investiga o que causou o apagão registrado na tarde desta quarta-feira (15). O que sabe até o momento é que o problema se deu em uma linha de transmissão de alta tensão da CEEE, mas o ponto exato também não foi confirmado pelo órgão. O fato é que coincidência, ou não, no mesmo dia em que mais de 20 municípios ficaram às escuras, um avião de pequeno porte caiu sobre uma rede de alta tensão no Estado.

O acidente aconteceu na manhã de ontem em Salto do Jacuí e deixou as cidades de Ijuí, Panambi e Cruz Alta sem energia. O piloto da aeronave, Ricardo Tastch, não ficou ferido. Em uma rede social, ele afirmou que "pousou sem maiores danos pessoais" e agradeceu a Deus por estar bem. 

Procurada nesta quinta-feira, a assessoria de imprensa do ONS afirmou que a área técnica acompanha o caso e está preparando um relatório que deve ser divulgado ainda hoje. Já sobre a relação com a queda do avião de pequeno porte, o órgão se limitou apenas a dizer que segue investigando a causa.

Já a CEEE, informou, por meio de sua assessoria que o apagão teve início após uma ocorrência na Transmissora Sul Litorânea de Energia (TSLE) na reserva do Taim, no Sul do Estado.

Ainda conforme a CEEE, a TSLE fornece energia para o Rio Grande do Sul e está conectada ao sistema nacional ligando os parques eólicos da região Sul, na área que passa por Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. Um vento forte teria ocasionado o problema derrubando parte da estrutura da TSLE por volta das 15 horas da quarta-feira. Ainda segundo a CEEE, a energia elétrica foi restabelecida por volta das 17 horas. No entanto, houve um temporal com forte vento na região metropolitana o que agravou a situação causando falta de energia elétrica em mais municípios do Estado.

Apagão às 15h43

Monitor do ONS registrou redução de carga no Sul do Brasil às 15h43 Foto: Reprodução
Ainda de acordo com o ONS, houve uma interrupção isolada de carga equivalente a 600 Megawatts (MW) no Estado às 15h43. "A normalização foi iniciada às 15h55 e, às 17h46, todas as cargas haviam sido restabelecidas", informou o organismo responsável pelo sistema interligado nacional.

O pagão provocou o desligamento ou o corte do fornecimento de energia de subestações, o que provocou lentidão nos trens, problemas no abastecimento de água e caos no trânsito das cidades. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.