A construção da RS-010, a chamada Rodovia do Progresso, foi tema de discussão de deputados estaduais nesta quarta-feira (5). Em discurso durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa – momento em que os parlamentares inscritos podem falar na tribuna sobre assuntos de livre escolha –, o deputado Vilmar Lourenço (PSL) cobrou união dos deputados para uma frente parlamentar em defesa da rodovia que está há duas décadas em discussão.
"Caros colegas parlamentares, esse é o momento de somarmos esforços políticos nas esferas federal, estadual, regional e local, independentemente das cores das bandeiras partidárias para que, emparceirados com todas as entidades civis, este projeto não mais volte para o estado de dormência e para que seja reiniciado a todo vapor rumo a sua concretização", destacou o deputado em seu discuso na tribuna. Lourenço citou ainda que a bandeira da RS-010 é defendida pelo fundador do Grupo Sinos Mário Gusmão há 20 anos.
A RS-010 já teve estudos técnicos de viabilidade e ambiental concluídos, foi licitada e teve, à época, a Odebrecht como empreiteira vencedora. Condições políticas e econômicas, no entanto, levaram ao seu arquivamento. "Eu até penso que deveria ser resgatado isso, fazer uma rápida adaptação, se necessário, até para poupar novos estudos. É uma das bandeiras que já existe para que a gente possa dar celeridade no estudo do projeto e de quem sabe até federalizar esta obra."
Outro projeto de mobilidade importante para o desenvolvimento econômico da região é a extensão da BR-448 até Portão. Hoje a Rodovia do Parque liga Porto Alegre (na região da Arena do Grêmio) a Sapucaia do Sul (na BR-116). A pauta já é assunto de outra frente parlamentar na Assembleia, o que, segundo o deputado Issur Koch (PP), não inviabiliza a discussão da RS-010. Para ele, o assunto deve ser discutido de forma paralela devido a importância para região e para o Estado.
"As duas são extremamente importantes porque, se fazendo um exercício de má previsibilidade, imagine se dá um problema na ponte do Rio dos Sinos. Para nossa região, para a Serra. Nós vamos ficar isolados do restante do Estado. É uma pauta de todos os gaúchos, de todos os brasileiros, tendo em vista todos os produtos que são produzidos acima da Ponte do Rio dos Sinos e precisam chegar a todo o País."
Para o deputado tenente-coronel Zucco (PSL), os problemas financeiros do Estado não devem influenciar na retomada da discussão. Segundo ele, a Assembleia fez um grande esforço para aprovar a reforma proposta pelo governo. "É muito importante que os parlamentares entendam o quão estratégico é tirar do papel. É um sonho de muitos anos que poderia movimentar a economia da região. Sabemos dos problemas financeiros que o Estado passa, mas também sabemos que foi feito um esforço muito grande para que fosse aprovado a reforma. Com certeza fará uma grande diferença na economia do Rio Grande."
A RS-010 ligará a BR-290, em Porto Alegre, à RS-239, em Sapiranga. A traçado da rodovia prevê passagem por Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga.
Made withVisme
A primeira comissão que analisou o tema foi criada em novembro de 2001, no governo de Olívio Dutra. A Rodovia do Progresso esteve na pauta das gestões seguintes, a de Germano Rigotto, de Yeda Crusius e de Tarso Genro. Durante a gestão de José Ivo Sartori o assunto ficou em segundo plano e pouco se falou na obra após a posse.
Agora, no governo de Eduardo Leite, há uma licitação aberta para escolher a empresa que fará, novamente, o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) da Rodovia do Progresso. O contrato, no valor máximo de R$ 363 mil, ficará entre uma das duas empresas aprovadas em licitação. A vencedora ainda não foi divulgada pela Central de Licitações do Estado (Celic).