Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Alerta

Promessa de óleo que imunizaria contra o coronavírus é alvo das autoridades no RS

Além de investigação da Polícia Civil, Cremers denunciou caso ao Ministério Público do Estado

Por Juliana Flor
Publicado em: 02.03.2020 às 12:31 Última atualização: 02.03.2020 às 14:03

Cartaz de convocação do culto falava em óleo consagrado para evitar contra o coronavírus Foto: Reprodução
Uma benção com óleo que imunizaria os fiéis contra o coronavírus virou caso de Polícia no Estado neste fim de semana. Uma igreja de Porto Alegre, que prometia a proteção contra o Covid-19, doença provocada pelo novo vírus que tem causado preocupação em todo o mundo, foi alvo de denúncia do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) ao Ministério Público do Estado. O caso também está sob investigação da Polícia Civil.

O presidente do Cremers, Eduardo Trindade, afirma que o órgão não tem a intenção de ir contra a fé da população. "Algumas pessoas acreditam na proteção divina e deixam de procurar ajuda médica ou, ainda, deixam de lado as medidas de prevenção", alerta Trindade.

Para ele, a análise preliminar é de que este tipo de situação possa se encaixar em crime de charlatanismo, curandeirismo e, até mesmo, de exercício ilegal da medicina. Segundo Trindade, casos como este, infelizmente são comuns. A pena, se comprovada, varia de três meses a um ano de detenção.

Procurada, a Polícia Civil confirma a investigação, mas ainda não se manifestou sobre o caso. 

Tratamento fake

Outra situação envolvendo o coronavírus foi denunciada pelo órgão anteriormente, porém a profissional em questão era de Sergipe. A biomédica alvo da denuncia oferecia tratamento de ozonioterapia como prevenção ao vírus.

Trindade esclarece que é preciso denunciar quem vende este tipo de cura. Para denúncias, o contato deve ser feito pelo telefone do Cremers (51) 3300 5400, opção 6 (Ouvidoria) ou ser encaminhada para o e-mail denuncia@cremers.org.br. As denúncias não podem ser anônimas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.